Sem categoria

Cliente Oculto visita Via Mia

Comprar sapatos é uma delícia. Eu adoro sapatilha, e com a sua popularização eu olho se tem alguma diferente sempre, pois para uma centopéia, mais sapatos nunca é demais. A minha visita foi a Via Mia, uma loja carioca que tem sapatos de preço razoável, que se tornou bastante popular aqui em Belo Horizonte, principalmente pelo custo mais baixo e ter uma linha mais despojada e atual.

A visita foi feita no dia 25 de janeiro, entrei na loja 12:03 e sai 12:10, na loja do BH Shopping*. O formulário utilizado foi o mesmo, adaptando para a situação loja de sapatos e bolsas (vou adaptar isso no texto depois, mas por aqui eu já falo como fiz os ajustes).

A loja fica no quarto piso, área “nobre” do BH Shopping. Proximo a uma saída e uma escada rolante, apesar de ser no final do corredor, é bem visível. De frente a loja é grande, mas ao entrar, o espaço é meio confuso, dividido em dois ambientes, no primeiro um móvel no centro, cadeiras e no outro, somente cadeiras. A vitrine não tinha nada, um escrito “LIQUI” com luzinhas, muito lindo, mas pouco efetivo, não costumo entrar em se eu não achar que a liquidação vale a pena de verdade e para isso só com evidente na vitrine (produtos e preços). A loja é organizada, tudo no lugar e como não tem provadores, apenas cadeiras, elas são suficientes para o tamanho da loja, porém o espaço fisico da loja é meio tenso na hora de experimentar, aquela “andadinha” para teste fica comprometida e dependendo do movimento, pode gerar um incomodo a quem experimenta e quem quer ver os sapatos, pois a distância entre as cadeiras e os móveis no corredor é pequena. Espelhos de corpo inteiro são dois na loja, grandes, mas comprometidos pelo espaço conturbado, levanto esta questão do espelho de corpo inteiro para todas as lojas de sapato, ao experimentar, deve-se ver o conjunto, não partes de corpo.

Ao entrar na loja eu fui abordada por uma vendedora, a única da loja no momento, pouco, se chegasse mais duas pessoas ela não daria conta. Ela se apresentou, perguntou se eu precisava de algo e me falou que a loja estava em liquidação. Eu disse que queria olhar e ela foi para o segundo ambiente da loja, onde se localiza o caixa, passando a conversar com pessoas ali.

Eu olhei, peguei alguns sapatos, experimentei, como calço 35/36 este geralmente é o tamanho exposto, mas em nenhum momento a vendendora perguntou se eu queria que pegasse o outro par. Então eu a chamei e perguntei o preço de alguns sapatos que estavam sem preço, ela pegou e levou para o caixa para consultar no sistema (vale lembrar que segundo decreto lei n. 5.903, que diz que produtos que o consumidor tem acesso direto, estes devem contar com o valor do produto a vista).

Ela voltou, me falou o preço, pedi um na minha numeração e perguntei a ela se tinha mocassim. Ela me disse que nao tinha, que só tinha oxford, então deixei que ela me mostrasse. O que ela me mostrou? Ela me mostrou um mocassim, que na concepção dela, era um oxford. Eu virei e falei com ela que aquilo era um mocassim, o oxford era um sapato mais fechado, com cadarço em cima. Pedi que ela olhasse um especifico, que tinha visto no site, um floral de fundo azul, e ela disse que nao tinha mais. Perguntei a ela se na outra loja tinha, que se fosse o caso eu comprava e trocava lá, para que ela não perdesse a venda, e ela afirmou que lá não tinha, sem ter ligado ou consultado no sistema.

Experimentei o sapato que ela trouxe, durante o momento eu ainda insisti no mocassim, ela disse que eu poderia ligar e que achava a sapatilha que eu estava experimentando mais bonita que o mocassim floral. Entreguei o sapato na mão dela, agradeci e sai da loja.

No final, eu somei os pontos do formulário, e em 50 pontos, a Via Mia do BH Shopping ficou com 21 pontos. Quando a Via Mia veio para Belo Horizonte, os preços eram super amigos, e com cinquenta e poucos reais você comprava uma sapatilha linda e super digna lá, hoje em dia isso não é possivel, os preços estão quase de Arezzo e a qualidade não acompanhou o aumento do preço (falo na Arezzo pelo preço, não pelo produto, que em qualidade é quase o mesmo da Via Mia, mas existe o valor da marca, o valor agregado). Sobre o atendimento, eu sinto que falta um treinamento, as vendedoras e caixa são jovens, elas não conhecem os produtos, não sabem lidar em algumas situações, e isso gera uma reação durante o atendimento, elas passam esboçar uma impaciência e falta de tato quando não sai do jeito que elas esperam, não tem o famoso “jogo de cintura”, mesmo sendo colocado a elas a solução da questão (no caso eu disse que compraria na mão dela e trocaria lá, ou seja, ela não perderia venda, então o que custava uma ligação para a outra loja?). Quando ela me disse que eu poderia ligar, a voz dela já estava bem tensa, concordo com ela, eu posso ligar sim, mas se estou dentro da loja, manifestei o interesse de comprar com ela, porque ela não pode fazer? Esta questão de ligar, acho válido quando o consumidor não está no estabelecimento e quer saber se tem o produto e o valor, para não ir atoa na loja (é importante atender o cliente ao telefone bem, eu tenho hábito de ligar e reservar, só passo na loja e pego o produto, quer venda mais fácil que esta? rs).

Eu voltaria a Via Mia somente se tivesse algo de meu interesse, vendo pelo site ou blog da loja. Neste caso, eu ligaria e reservaria o produto, é mais efetivo, e foi a opção que a vendedora me deu… não é a ideal, visto que se a loja se propõe a ter um endereço físico com atendimento ao público, este deve ter paciência para lidar com o consumidor.

Comments

comments

74 Comments

  1. Bia SaltarelliNo Gravatar

    02/02/2011 at 13:53

    Nossa! Eu tenho antipatia da Via Mia!!!rsrs
    Acho as coisas de lá lindas mas o atendimento péssimo!
    Tem poucas vendedoras para a quantidade de clientes e elas não são muito boas. Sempre que não tem algo que eu quero elas nem oferecem para anotar meu número e ligar ou tentar ver se tem em outra loja! Parece que para elas tanto faz vender ou não.
    Outra, direto quando quero olhar algo lá já acabou ou não tem meu número! Acho que eles tem problemas com estoque também!
    Apesar de ter coisas lindas me dá preguiça até de entrar porque em 95% das vezes que entrei foi só decepção!

  2. CarolineNo Gravatar

    02/02/2011 at 13:55

    Parabéns Camila!! Seu blog é super legal 🙂
    Visita o meu també? beijos, Carol

  3. Ana Luiza RodriguesNo Gravatar

    02/02/2011 at 13:59

    Camis, Camis, estão cada dia melhores esses posts com essa tag! Sou COMPULSIVA por sapatos e, realmente, comprá-los em BH é um suplício, as pessoas não têm muito interesse por vender (pasmem né? Com tanto mercado…) e é um total auto-service entrar numa loja desse tipo. Recordo-me da primeira vez que entrei na Shoestock de SP, me senti num paraíso na Terra, aquela tsunami de prateleiras cheias de sapatos maravilhosos, comprei o meu maior xodó lá… e mesmo sendo um “mega ultra plus c/ catupiry” galpão tem vendedores para todos os lados e, pelo menos os que me atenderam das vezes em que apareci, são super atenciosos e entendem do negócio. Falta isso em BH, esse espírito competitivo saudável e conhecimento por parte dos vendedores. As lojas querem cada vez mais modeletes atendendo, pra ficar bonito, mas o que tem de beleza tem de ruim de serviço.
    No mais, ótima avaliação!

  4. Universo DelasNo Gravatar

    02/02/2011 at 14:22

    Atendimento é tudo neh?! Quando há falta de treinamento evendedoras sem muito conhecimento do que está vendendo fica complicado. É tão bom chegar em uma loja onde as vendedoras estão antenadas com as tendências, são educadas,dá até vontade de comprar mais!!
    Bjo
    TT
    http://www.universodelas.wordpress.com
    @universodelas

  5. Universo DelasNo Gravatar

    02/02/2011 at 14:26

    Qualidade no atendimento é tudo neh?! É tão bom quando chegamos em uma loja e a vendedora está antenada com as tendencias, é educada, tem conhecimento do que está vendendo … dá até vontade de comprar além do que queria. Agora quando é assim, existe falta de treinamento, é complicado!
    Bjo
    TT
    http://www.universodelas.wordpress.com
    @universodelas

  6. Tweets that mention Cliente Oculto visita Via Mia -- Topsy.com

    02/02/2011 at 14:37

    […] This post was mentioned on Twitter by Bambolinacomunicação, Camila. Camila said: Twitter: Cliente Oculto visita Via Mia http://www.srtasenhorita.com/blog/?p=9392 […]

  7. Lili PaulucciNo Gravatar

    02/02/2011 at 14:40

    Ei Camis!! Tenho acompanhado todos os seus Clientes Ocultos, mas este não tive como não me manisfestar. A Via Mia é uma das lojas que eu mais amo, tanto pela qualidade dos sapatos quanto pelo preço, variedade e cores. Recentemente fui à loja, provavelmente próximo ao dia que vc foi, e a loja estava com poucas opções, porque está mudando de coleção. É uma loja que tenho costume de frequentar e sempre tem pelo menos uns 4 vendedores (sim, bem novos), mas muito simpaticos. Realmente a loja é muito pequena, e sobra pouquíssimo espaço pra circulação (o q me deixa incomodada também – digo, a do BHShopping), mas até hoje não tive problemas com o atendimento. E olha que geralmente vou e experimento todos os modelos! hehehehe…. Bom, é isso… 🙂 Beijocas!
    http://www.coisasdalili.com.br

  8. Pauliane de Carvalho BragaNo Gravatar

    02/02/2011 at 15:01

    Eu acho os sapatos da Via Mia péssimos, muito desconfortáveis. Já tentei sandália, sapatilha, tudo, mas a qualidade é das piores!

  9. Drica PeixotoNo Gravatar

    02/02/2011 at 15:54

    Camis, genial esse post “Cliente Oculto”. Super válido para os dois lados, comprador e lojista.

    Eu confesso que sempre achei o atendimento da Via Mia meio superficial e o único sapato que comprei (comprei o mesmo modelo em duas cores diferentes) teve o salto quebrado. Consegui trocar o sapato sem uso, o outro foi para análise (erroneamente, o salto quebrou 48 horas depois da compra) e demorei para obter o resultado. No final a loja me devolveu o dinheiro, mas antes disso tentou me empurrar o sapato com o salto modificado. Perdi a confiança e hoje nem olho para vitrine.

    Afinal de contas, quem gosta de comprar um sapato por um preço elevado e de brinde levar um estabaco na rua?

  10. camilasrtaNo Gravatar

    02/02/2011 at 16:20

    Lili,

    Eu fui semana passada, a loja estava no inicio da liquidação.

    Sobre a questão do atendimento, eu acho tem a ver com sorte. O engraçado que hoje eu voltei a loja, gosto de fazer isso, e eu entrei, tinham duas vendedoras, uma atendendo e a outra batendo papo com a caixa. Não fui atendida. Complicado né?

  11. marcela santosNo Gravatar

    02/02/2011 at 16:48

    Eu sou do rio de janeiro e cliente da via mia e nunca tive nenhum problema com a loja por sinal sempre sou muito bem atendida nas lojas que frequento que é no rio desing barra e Downtown aonde o atendimento para mim sempre é uma droga é na farm e espaço fashion na espaço na minha ultima compra fui bem atendida mas não é comum odeio as duas mesmo amando as roupas

  12. Luciana PenidoNo Gravatar

    02/02/2011 at 17:02

    Oi,
    So de ler esse post ja me deu “preguiça” de entrar nessa loja,nao tem bom atendimento e bom preço ai fica difícil.Abraços.

  13. MarinaNo Gravatar

    02/02/2011 at 18:17

    Oi Camila!!!

    Não acho que a qualidade da arezzo é igual da via mia. Muito pelo contrário. Acho a qualidade da arezzo MUITO superior ao da via mia… mas o atendimento também é cretino – em especial do BH shopping e Savassi. Por incrível que pareça, ADORO a arezzo do Shopping cidade… eu sei que muitas pessoas não vão lá, mas vale muito a pena viu? Um dia faça um teste!!!

    Estão ótimas as visitas!

    Continue SEMPRE!

  14. Larissa MoreiraNo Gravatar

    02/02/2011 at 18:28

    Eu adoro os sapatos da Via Mia, acho tudo bem fofo… os preços subiram mesmo, mas a qualidade não!! Tb tenho problema com numeração, incrível como o tamanho 39 deles não entra nem no meu dedão do pé, parece que foi feito na forma 37 kkk!
    Em relação às vendedoras, todas são super simpáticas no começo, mas depois de um tempo, parece que vc tem que implorar para elas pararem de bater papo e buscar algo no estoque pra vc!
    Eu não gostei da loja do BH, a do Pátio é bem mais confortável.
    Bjos Camis

  15. Nathalia MilhazesNo Gravatar

    02/02/2011 at 18:37

    Olá Camila! Tenho uma pespectiva diferente da Via Mia. É uma loja que eu frequento, e muito, até demais! A primeira loja de BH foi aberta no Patio Savassi e o atendimento desta, para mim, que ja fui umas mil vezes la, é bom. Sempre fui muito bem atendida! Nao posso reclamar! Tem aquelas vezes que a vendedora nao esta num bom dia (o cliente nao tem nada a ver com isso) e o atendimento fica comprometido. As vendedoras de lá sao mais experientes tendo em vista que a loja deve ter uns 2 a 3 anos. Tem algumas que vejo que sao “velhas” de casa. Bom, quando abriu a loja do BHS fiquei super feliz, pois é proxima ao meu trabalho e por amar de paixao esta loja sou uma frequentadora mensal. A uns 20 dias fui la e fui atendida por um rapaz, na hora do almoço e ele era atendente da loja do Patio (o reconheci). Super simpatico, atencioso, um pouco perdido devido ao volume de pedidos (estava eu e mais 5 amigas). Percebi que a outra vendedora, mais novinha, estava atendendo 2 pessoas e estava perdida (deve ser a mesma pelo horario que vc foi). Realmente, ela precisa de treinamento e vivencia, pois lidar com publico e com a reação, positiva ou negativa do comprador, nao é facil. Acho que a loja do BHS precisa de uma atenção! Na primeira semana, tinha a gerente da loja do patio la, mas depois ela desapareceu. Nao acho o atendimento de lá ruim, so acho que a loja precisa de uma ou duas pessoas mais experientes para “guiar” os mais novos, pois em qualquer trabalho, o inicio é sempre tenso! Concordo plenamente quando voce aponta o espaço da loja como fator critico, porque a loja do BHS é mega apertada!!!
    Nao canso de elogiar, parabens pelo trabalho! Muito boa sua avaliação! Bjos 🙂

  16. StaelNo Gravatar

    02/02/2011 at 19:33

    Camis
    Aqui no ES, tem Via Mia,e a descrição á a mesma daí, rsrs. parace que o tamanho das lojas é o mesmo.Há uma semana atrás fui até a loja, pois só trabalho de sapatilha, Não fui atendida, fiquei perambulando de lá pra cá e ninguem me atendeu, sem falar que a sensação das sapatilhas de lá é que vão acabar com meu pé de tão duras que são. Já entrei várias vezes nessa loja e nunca comprei nada pra mim. Comprei uma vez uma sandália rasteira que dei de presente pra uma amiga.
    Com relação a arezzo, acho que os produtos são melhores que a via mia, mas o atendimento da Loja do SV é péssima. Ainda mais eu que vou ao Shoping de Short e Camiseta, rsrsr. Me olham e nem me atendem….
    Agora uma loja que gosto muito e acabo sempre voltando é a City Shoes, as meninas são super simpaticas comigo e gosto da qualidade dos sapatos de lá.

    Beijões.

  17. Lili PaulucciNo Gravatar

    02/02/2011 at 20:27

    É… Tem muito de sorte mesmo!!! Eu acho q sempre deu sorte entao!! Mas se vale uma dica, um dos melhores atendimentos foi um MENINO que me atendeu. Ele trabalhava no Pátio, e depois foi pro bh, mas nao seu o nome dele… 🙁

  18. Lívia SadalaNo Gravatar

    02/02/2011 at 21:22

    Oi Camila!
    Entendo direitinho!
    Eu AMO a VIa Mia… Adoro as coleções, acho os sapatos (de salto principalmente) muito confortáveis!
    Mas as últimas vezes que fui lá, o atendimento não foi dos melhores…foi do estilo do seu! Acho que eles poderiam melhorar o treinamento mesmo! Tomara que leiam esse seu post..pq ajudam bastante, até mesmo pra eles crescerem e melhorarem ne??
    beijinhos

  19. Lu MelloNo Gravatar

    02/02/2011 at 22:23

    Acho q nunca comentei no seu blog, mas sempre acompanho.

    Bom, resolvi comentar q vc não é a única. Tive um péssimo atendimento na Via Mia do Rio, mas foi no pós venda. Comprei dois sapatos lindos, mas como vc mesmo descreveu na loja o espaço é pequeno (a do Rio é minuscula tb). andei e não senti dor do pé e levei. Bom, chegando em casa, usei o sapato e ele machucou meu pé. Fez bolhas horriveis.
    Fui trocar e começou a confusão… não queriam trocar. Disseram q o máximo q podiam fazer era mandar pra análise. Depois de muito discutir, a gerente da loja me mostra uma das peças q tinha voltado de análise. Era um chinelo de couro. Perai, se um chinelo de couro consegue dar problema, imagina um sapato fechado. Ela queria q eu ficasse com o produto e fizesse alquimias, tipo “coloca uma meia e fica andando em casa pra amaciar” ou “coloca jornal molhado dentro e deixa de um dia pro outro” ao q eu respondo “vc se responsabiliza se estragar o sapato fazendo esses procedimentos?” e ela me disse q nao. Entao, nada feito. Anotei tudo e ia entrar com uma ação contra eles. Não pelo preço, mas pelo descaso e chegou a um ponto q ela começou a me culpar, dizendo até q o problema era o meu pé.
    Eu registrei tudo e ia mesmo entrar com uma ação contra eles. Informei isso a eles quando sai da loja.
    No mesmo dia, liga uma “chefe” da tal gerente da loja, pedindo mil desculpas e perguntando oq eu achava melhor fazer. Pedi troca por outro produto ou reembolso. Eles toparam a troca e entregaram na minha casa. Tudo foi resolvido, mas é uma pena pq eu achei os modelos a minha cara. Só q depois dessa eu não ponho mais os pés na loja por nada. E não recomendo a ninguém. Foi o pior atendimento q tive na vida.
    Problemas acontecem, mas uma loja séria assume o problema e se propoem a resolver.

  20. AniceNo Gravatar

    02/02/2011 at 22:36

    Camila!
    Adorei o post!!! Estou viciada no seu blog!
    Eh impressão minha ou o BH shopping eh o pior para fazer compras???
    Nunca sou bem atendida nesse shopping! Em nenhuma loja!
    Bjs

  21. LêdaNo Gravatar

    02/02/2011 at 23:10

    gosto do seu blog mas vou te dizer…Ô posts cansativos esses de Cliente oculto, putz…
    Muito massante, a gente lê, lê e não leva a lugar nenhum

    Sei lá, uma coisa meio coorporativa, sem muita noção( 15 min numa loja como a Lelis daqui?)

    Pra mim blog de moda tem que prender, cativar, botar p/ cima…esses posts parecem que a gente ta em reunião de empresa.

    Saco, viu?

  22. Danielle Saint Clair Santos CostaNo Gravatar

    02/02/2011 at 23:21

    Nunca fui na Via Mia do BH mas já fui na do Pátio e sempre fui bem atendida apesar de que há muitas vendedoras novinhas que as vezes “perdem o rebolado” quando tem muito movimento.

    Tbm percebi que os preço aumentaram bastante!

    Gostaria de sugerir uma loja para um post do cliente oculto: Langak, loja carioca de acessórios no Pátio! Sempre fui bem atendida lá e como é uma loja que não é mto conhecida e tem bolsas, colares e lenços lindos acho que seria legal fazer um post dela!

  23. LêdaNo Gravatar

    02/02/2011 at 23:22

    Arezzo tem qualidade igual a Via Mia? ta brincando, né?

    Só o acabamento já se nota que não estão no mesmo patamar, fora a qualidade do material, o designer,etc…
    é como comparar Lelisblanc com Riachuelo.

    Pra mim Via Mia é uma boa loja p/ gente usar as tendencinhas do momento sem gastar muito mas tb não se pode esperar muito em termos de qualidade e designer, de pertinhos os sapatos são bem ruins em acabamento e material, de longe, nos pés, passam tranquilamente por 1 estação.

    Comparou equivocadamente!

  24. camilasrtaNo Gravatar

    03/02/2011 at 00:08

    Lêda,

    No texto eu me refiro ao preço. Os valores da Via Mia estão quase os valores de Arezzo, e ainda completei falando que a qualidade não acompanhou este aumento de valor.

    Sobre a tag, ela pode ser massante para uns, mas muita gente gosta, comentam aqui, pelo twitter e chegam a mandar emails relatando situacoes e indicando lojas.

    Bjs

  25. Bia SaltarelliNo Gravatar

    03/02/2011 at 00:53

    Leda,
    São opiniões diferentes né? Eu por exemplo achei incrível essa tag do cliente oculto! Você não precisa gostar do post mas será que não percebe que isso é bom para todas nós? Ou você nunca entrou numa loja e foi mal atendida?
    Esse tipo de post é diferente mas acaba pressionando as lojas a atenderem melhor!

  26. ChrisNo Gravatar

    03/02/2011 at 02:02

    Oi,Camis!

    Tb sou fã dos SAPATOS da via mia mas o atendimento…
    Aqui no Rio a loja oferece preços razoaveis por modelos legais e vive cheia.
    As vendedoras atendem sempre mil pessoas ao mesmo tempo.
    Até ai “tudo bem”,eu entendo e tento relevar.
    Semana passada tive um problema chato lá.No fuzuê daliquidação acabei levando uma sandalia sem experimentar os dois pés.Quando cheguei em casa-tchan-tchan-tchan-tchan- a tirinha de amarrar no tornozelo de um pé era impressionantemente menor q o outro e não fechava.
    Era um defeito,obviamente.
    Tentei trocar.A vendedora contatou o defeito e pediu para dar uma olhadinha na loja para torcar por outro pois na liquidação o modelo que havia escolhido havia acabado. Pedi outros 10 modelos e nenhum tinha mais meu número.
    Perguntei por um vale no valor da sandália para retirar quando houvesse um sapato do meu número que me agradasse e a vendedora disse q não era possivel.(Você sabia que em caso de troca a Espaço Fashion oferece de cara um vale com o valor da peça?Pelo menos no Rio é assim-Ponto pra eles.)
    EU sugeri a vendedora que então procurasse em outras lojas algum modelo que eu havia gostado do meu número.Ela fez com a maior má vontade enquanto atendia outras pessoas enquanto fazia e ainda sugeria constantemente para levar outros modelos que “se não pedi é porque não gostei”.Pedi meu dinheiro de volta mas ela disse que tb não podeira devolver.
    Então é assim?Eu compro um produto com defeito e ou levo algo que eu não gosto ou fico com o produto com defeito para mim?
    Levei a sandália com defeito de volta comigo e entrei em contato com o SAC.
    O SAC da Via Mia teve toda a prontidão de solucionar o problema que a vendedora não teve.Achou alguns modelos que eu havia gostado em outras lojas e irá encaminhar para uma loja no Rio para fazer a troca…Enquanto isso,fico aguadando.
    Chato né?

    Super-apoio os posts do cliente oculto.

    Bjs!

  27. Cibele Mares GuiaNo Gravatar

    03/02/2011 at 10:08

    Camila,

    Eu não consigo com esta loja. Não consigo. Não consigo comprar, não consigo atendimento, não consigo achar graça. Já tentei comprar uma rasteirinha para ir a praia, e somente eu, o vácuo e quatro vendedoras batendo papo no balcão ninguém me atendeu.

    Não fui da loja do BH Shopping, e pelo sua resenha, não tentar e perder meu tempo.

    bjs

  28. Cibele Mares GuiaNo Gravatar

    03/02/2011 at 10:19

    Nossa, agora que eu vi o comentário da Lêda. Gente, o que é isso? A pessoa para escrever isso só pode estar num mal dia. Não que todo mundo tenha que amar o que a Camila faz, gosta ou escreve, mas dai a perder tempo escrevendo, nossa, tá preocupada hein?

    Camila, coração, não deixe de fazer seu post corporativo rs. Não deixe de fazer o srta do jeito que ele é. Tem um conteúdo variado, para todo mundo. Eu já estou cansada de saber da bolsa da fulana de tal, do encontro de blogueiras, do São Paulo Fashion Week com postagens identicas sem opinião… Tá tudo igual, um conteúdo vazio e fora da realidade.

  29. Leticia MendesNo Gravatar

    03/02/2011 at 10:25

    Camila,

    Nossa, eu achava que somente eu era mal atendida na Via Mia. Tô vendo que tem é muita gente! O preço? Que preço é aquele? Hoje nem olho mais, já tirei meu email da mala direta para nem saber que existe.

    bjjos

  30. Luciana LopesNo Gravatar

    03/02/2011 at 10:31

    Adoro esta tag! E hoje então tá caprichada. Vou contar o que aconteceu comigo. Comprei uma rasteirinha, paguei 79 reais (algo assim), e ela me deixou na mão no dia que fui usar, em pelo dia 31 de dezembro, a tira soltou na hora que sai de casa, tive que voltar e colocar uma havaiana para ir a praia pular as 7 ondas. Quando eu comprei, eu só escolhi o modelo, coloquei no pé, nem andei, e paguei. Deveria conferir, mas não fiz e deu nisso. Fiquei na mão.

    Fui lá, ai mandaram a rasteirinha para análise, e a resposta foi a troca. Como não tinha o produto, tive que pegar outro sapato, e cobrir a diferença. Isso nem me incomodou, o que me chateou foi ficar sem o sapato na ocasião que eu precisava dele.

  31. Bianca MacedoNo Gravatar

    03/02/2011 at 10:38

    Eu ODEIO a Via Mia. Odeio mesmo. Sapato de lá é uma porcaria, o preço é caro e as vendedoras tem má vontade impressionante, te medem de cima a baixo, fazem corpo mole quando você pede um sapato mais barato, e a moleza para pegar as coisas? Pelo amor de Deus, não dá. Risquei do caderninho faz tempo.

  32. Aline DiasNo Gravatar

    03/02/2011 at 10:55

    Eu não vou mais a Via Mia, a do Pátio. Ganhei um sapato do meu namorado, ele ficou grande e eu fui trocar. Não tinha meu tamanho, a loja estava em promoção e a vendedora falou que eu poderia escolher. Custei para achar um que fosse no meu tamanho e no meu gosto. Quando ela foi fechar a troca, a menina do caixa e ela disseram que a troca não seria possivel pois o solado estava gasto.

    A data da etiqueta estava do dia anterior, e ela viu que não tinha como o usar o sapato, nem entrar direito no meu pé entrou, pois o bico era fino e prensava meu pé largo. Pedi para falar com a gerente lá, mas ela não estava, só uma menina que era uma vendendora mais antiga, que foi bem grossa, só faltou falar que eu usei o sapato e fui lá trocar.

    Sai de lá com o sapato sem trocar e me senti humilhada. Pedi ao meu namorado que nao comprasse mais nada lá para mim, contei o caso e ele ficou furioso, falou que caberia até processo (ele é advogado).

  33. ylmaNo Gravatar

    03/02/2011 at 12:27

    Camis,adoro essa tag! Incrível!
    O depoimento da Drica Peixoto me deixou até com medo da loja,morro de medo do salto quebrar quando estiver longe de casa…Deus amado!
    Quando vc posta o “cliente oculto” causa uma alvoroço aqui né rsrs
    Adoro seu blog! Beijos
    Ps.: Vc bem que poderia clicar as peças dentro dos provadores nas lojas de roupas!

  34. brunaNo Gravatar

    03/02/2011 at 14:42

    que legal, além de voce avaliar o atendimento, organização e tudo mais em uma loja, voce ainda avalia a arquitetura da loja, disposição dos móveis, decoração e se o espaço é bem utilizado, devia usar esse seu dote para ganhar dinheiro, pelo visto é uma expert, cadê essas lojas que ainda não te descobriram??? alowww!

  35. Ana Flávia Moura (BH)No Gravatar

    03/02/2011 at 14:44

    Bem, eu já fui atendida lá de diversas maneiras: algumas vezes ótimas e outras ruins (sempre vou na do Pátio. Na do BH Shopping só fui uma vez e achei a loja minúscula)…
    Lá parece ser na sorte mesmo, rsrsrsrs…
    Mas, uma coisa é fato: a Via Mia PRECISA ficar mais atenta às vendedoras, dar suporte, treinamente e ficar e olho pq este é um ponto fraco deles.
    Outra coisa que me desagradou foi o aumento dos preços (principal fator que me atraiu à loja, quando chegou em BH), eu comprava bastante, agora, praticamente, na compro mais.

    Que falta de elegância: se não gostou da tag, não leia…

    Bjos

  36. Lili PaulucciNo Gravatar

    03/02/2011 at 16:08

    Bom, meu recadinho vai pra Leda… sobre qualidade Arezzo x Via Mia….. Bom, posso falar pq eu frequento as duas lojas e tenho sapatos das duas. Tenho um Scarpan da Via Mia que é o sapato mais confortável que tem no meu armário. Muito mais confortável do que um Scarpan da Arezzo que tenho…. Mas tenho também uma sapatinha da Via Mia que é eu usar e me dar bolha no pé. Então essa coisa de qualidade, não depende só da marca… Tem que experimentar e sentir…. Depende do modelo também.

    E adoro o Cliente Oculto.. 🙂 Também sou da opinião que se não gostou da tag, não leia…

  37. Drica PeixotoNo Gravatar

    03/02/2011 at 16:21

    Minha nossa, parece até que tem franqueado zangado passando por comentarista. As pessoas tem um sério problema de interpretação textual, nã? Faltaram esta aula (qualidade e preço da via mia = arezzo …oi?). E além de nao entenderem o que vc escreve, criticam.

    Camis, nem precisa autorizar esse meu comentário. hahahahaha

  38. MarinaNo Gravatar

    03/02/2011 at 17:36

    Camila

    Voltei aqui porque ONTEM fui a via mia do BH shopping, e realmente… putz! Depois fui a do pátio e QUANTA diferença… Depois acho que você poderia ir na do pátio para dar uma olhada, uma comparada mesmo.

    Essa tag é a MAIS interessante do blog, e acho que todo mundo na vida, algum dia, já foi mal atendido, seja em loja de roupa, de carro, de lingerie. Talvez por isso a zara faça tanto sucesso – principalmente entre as belo horizontinas: loja com preços acessíveis, não tem ninguém te tratando bem ou mal, ninguém fica te ‘filmando’ pra ver como você está…

    Bem, é o que eu acho. Você não pode NUNCA parar de escrever essa tag! hahahahaha!

  39. Isa VichiNo Gravatar

    03/02/2011 at 20:31

    Camis,

    Acompanho seu blog desde o início e afirmo que essa tag é o máximo!
    É um assunto sério de grande interesse para nós consumidores e para os lojistas tbm.
    Sendo portanto, um assunto sério e delicado, acho que vc deve sim manter o tom de seriedade e de “corporativismo” tão criticado pela cara leitora.
    Não tem como fazer esse tipo de TAG ser o sucesso que é, se vc ficasse criticando as lojas de maneira bem humorada ou até mesmo esculachada… tem gente que não entendo o objetivo das coisas!
    Continue fazendo do jeitinho que está, pq está óoooootimo! Bjo!

  40. Isa VichiNo Gravatar

    03/02/2011 at 20:35

    Sobre a Via Mia, juro prá vc que não conhecia até começar a ler seu blog (láaaaaa “das antigas” rsrsrs). Daí, pesquisei na net e achei as coisas bonitinhas… mas nem sei se aqui em Brasília tem…
    Mas, hoje mesmo comentei o assunto com uma colega de trabalho que é Carioca e quando eu disse “Via Mia” ela deu um grito: “Deeeeeeeeuuuuuus me livre sapato dessa coisa… acaaaaaba com meu pé e a qualidade é péssima” rsrsrsr acho que não preciso dizer mais nada… Comprar um calçado de preço significante, de qualidade ruim e que ainda detona o pé, tô fora!!

  41. Sandra PaivaNo Gravatar

    03/02/2011 at 22:21

    Flor, adoro estes tags!
    Outro dia aconteceu comigo um fato que até relatei no meu blog como “Causo engraçado” (http://gataesapato.blogspot.com/2011/01/causo-engracado.html)
    A vendedora de uma loja de calçados, aqui de BH, não sabia o que era espadrille.
    Isso demonstra o despreparo das atendentes para ligar com consumidores bem informados sobre tendências. É preciso que haja uma reciclagem ou treinamento com essas moças para q elas possam se manter informadas sobre questões pertinentes ao universo do trabalho delas.
    Gente, hoje em dia não tem desculpas para não se informar, a net tá lotada de blogs falando de moda, mostrando tendências, não é possível q esse pessoal não possa tirar um tempinho para se informar, neah?
    Bjus

  42. MariNo Gravatar

    03/02/2011 at 23:16

    Parece que não é só no Rio que as vendedoras da Via Mia são péssimas né…

  43. Marina SantosNo Gravatar

    03/02/2011 at 23:58

    Que coincidência, nesta terça eu e minha amiga fomos na Via Mia do Pátio, e nós saímos de lá PUTAS DA VIDA!! A gnt tava andando a tarde inteira, e nem tinhamos intenção de passar lá no pátio, então estávamos meio descabeladas e, digamos assim, vestidas de forma mais confortável. A loja tava cheia, mas qnd entramos havia vendedoras disponíveis. NINGUÉM ATENDEU A GNT!! A gnt ficou um tempinho experimentando os sapatos (já que eles são expostos por numeração), e ninguém nos abordou! E assim, com aquela cara de esnobe, sabe? Me senti um lixo! Minha amiga até queria levar uma sandália, mas no final a gnt saiu com vontade de comprar nada lá!!!!!
    Ufa, desabafei!

  44. Helen HortaNo Gravatar

    04/02/2011 at 08:33

    Minha obs é so uma: PQ RAIOS AS LOJAS CHEGAM EM BH C PREÇOS BONS, E EM POUCO TEMPO AUMENTAM ABSURDAMETE ? Concordo q a qualidade la nao chega a arezzo, mas os preços sim. Outra q fez isso foi a santa lolla, maravilhosa, sim, claro, mas qdo chegou aqui em BH tinha sapatos de no max 180, 200 reais..vai la agora ver…NEM NA PROMOÇÃO!! Juro q nao entendo. Parabens Camila, como sempre vc é demais!! Bjs e sucesso!!

  45. CarolNo Gravatar

    04/02/2011 at 18:33

    Ahhh eu adoro a Via Mia!! É uma marca super colorida e fofa, as bolsas de lá são lindas, tenho várias de diversas cores.
    Essa coisa de sapato ser confortável ou não, acho super pessoal, mas independente disso os modelos são super variados e super alegres, com mil cores diferentes, com certeza dá pra achar um que seja agradável de usar.

    beijo

  46. JuliaNo Gravatar

    07/02/2011 at 12:42

    Eu AMO a Via Mia, tenho muitos produtos de lá e nunca tive nenhum tipo de problema. Os produtos são super descontraídos, coloridos e a marca tem muita opção de produto, acho ótimo! Ontem mesmo fui na loja do Rio Design Leblon no Rio e fui super bem atendida por um menino.
    Concordo com a Carol sobre ser muito pessoal o conforto do sapato!
    Bjs

  47. AliceNo Gravatar

    07/02/2011 at 14:51

    Olá meninas! Sou nova por aqui, e lendo o relato de cli oculto, pensei em alguns pontos. Adoro a Via Mia!!!, mas tive um probleminha de não atendimento por lá no último lançamento. A loja estava um formigueiro, lotada. Acho que eles podem melhorar esse ponto, talvez com mais gente?
    Em relação aos produtos, amei mesmo a chegada deles em BH. Sou cliente desde a inauguração da loja do Pátio, adoro muito. São muito antenados, e lançam coleção antes de todas as outras marcas de acessórios.
    Fui ao Bh no Natal, e a loja estava bem cheia. Mas consegui fazer minhas comprinhas. É isso. Beijinhos

  48. PaulaNo Gravatar

    07/02/2011 at 18:21

    Eu amo a Via Mia !!!!
    Adoro os produtos, principalmente as bolsas, e acho o preço bom em relação ao mercado.
    A Via Mia faz muito sucesso no Rio. Eu tenho varios produtos de la, acho a coleção cada vez mais linda !

  49. Roberta GuimarãesNo Gravatar

    07/02/2011 at 18:24

    Fiquei mto assustada qndo vi esses comentários sobre a Via Mia. Sou do Rio, mas moro em BH e compro na Via Mia desde que começou. Tanto lá no Rio qto aqui em BH, sempre fui super bem atendida, com exceção de uma vez que tive um probleminha com uma troca que a vendedora era nova e não sabia direito como fazer. Mas, na mesma hora, a gerente veio e me ajudou.

    Acho os produtos lindos e o melhor de tudo é que encontro uma variedade enorme de sapatos e bolsas para comprar. Sempre tem novidades….

    Que pena que tenha acontecido isso na sua visita.

  50. ThataNo Gravatar

    07/02/2011 at 20:35

    Moro em Foz do Iguaçu e no momento estou de férias no Rio. Estava super ansiosa pra chegar pra me jogar nas compras né, até pq minha cidade não tem lojas bacanas como tem no Rio. Fui em várias lojas que a “cariocada” adora em Copa, Ipanema e Barra, e posso lhe dizer que sai com raiva de todas elas. Costumo fazer essas avaliações que vc faz e o quesito atendimento todas as lojas saem perdendo. É extremamente péssimo, as vendedoras fazem pouco caso, ficam batendo papo, não passam informações direito .. sinceramente deixa e muito a desejar ..fico me perguntando se treinamento adiantaria, pois sou administradora e em alguns casos isso não resolve, pois tem colaborador que realmente não se encaixa no perfil da empresa e investir numa pessoa dessa é prejuízo pra empresa. Lógico que há varias vertentes que devem ser analisadas, mas eu sou uma consumidora exigente e gosto de bons produtos,com ótimos preços e óbvio ser bem atendida pois é o que me faz voltar na loja. A respeito da Via Mia, tá na minha listinha ainda de fazer uma visitinha, acho que vou lá semana que vem …acho os produtos super fofos, agora vejamos o resto pessoalmente né.

  51. Patricia MartinsNo Gravatar

    08/02/2011 at 13:08

    Eu adoro os sapatos da via mia… sempre encontro peças novas nas lojas do rio. Nunca tive problema com acabamento, mas relamente o atendimento não é sempre bom. Quando a loja está cheia as vendedoras ficam um pouco perdidas. Cami, amo seu blog… e o cliente oculto é muito bom…

  52. CRISTINENo Gravatar

    09/02/2011 at 11:03

    adorooo a via mia
    axo o atendimento do bh shopping mtoo melhor q do patio savassi!
    temos q entender q as vendedoras nem sempre estaram no pique…
    visto q a loja eh sempre cheia(sinal de q os produtos sao bons, baratos e tem uma boa saida)!
    ja fui vendedora e sei como existe clientes chatos e exigentes(camila vc deve ser uma delas)
    se querem achar numeraçao e novidades, visitem a loja na inauguraçao da coleçao! as vendedoras sao fofas e muito lindas(diferente da dona do blog rs rs rs)
    beijos e camila vai arruma um trabalho

  53. camilasrtaNo Gravatar

    09/02/2011 at 11:55

    Cristine,

    Já foi ou É vendedora? E deve ser do BH Shopping, e deve ser da Via Mia… Eu sou uma cliente normal, que quer ser atendida, não implorar atendimento nem fazer o trabalho que não é meu. Só faltou eu ligar de dentro da via mia para a loja do patio para saber se tinha o sapato, que a sra vendendora não sabia nem do que se tratava, disse que compraria na mão dela e trocaria no patio, quer coisa melhor? Não, ela não queria se dar ao trabalho. E sou eu a exigente ou chata? Tenho limites.

    Eu visito a loja sempre, inclusive no dia da preview, só não acho que vale a pena gastar em uma loja que o vendendora não quer ver a cor do meu dinheiro, que para mim não quer trabalhar. Na epoca que vi o mocassim no blog, eu pedi a uma menina que me avisasse, e o que aconteceu? Ela não me falou nada, para mim ela não quer vender. A sensação que tenho que a maioria das vendedoras que agem desta forma não precisam do trabalho, que estão ali de hobby, para ganhar uma graninha para a baladinha.

    E sobre trabalho, tenho o meu, fora o blog, só que é zero glamour e com mais resposabilidades de uma vendendora.

    Este tipo de post não é para deixar ninguém revoltadinho, não coloquei nomes, mas guardei o nome da menina nas minha anotações. Poderia expor, mas não fiz, tem empresas que são contratadas para isso, e neste caso nomes são ditos e cabeças rolam. Você que já foi (ou é vendendora) deveria ler não só este como outros que já publiquei e aprender um pouco, pois o que pode acontecer é uma empresa ser contratada e quem for ruim rodar de verdade.

  54. Ju FernandesNo Gravatar

    09/02/2011 at 12:05

    Acho o atendimento da via mia do Patio e bh pessimos. As vendedoras te atendem depois ficam batendo papo no balcão, falando do forró, do cara que pegaram na noite anterior, super papo de trabalho. Só falta uma cerveja e um tira gosto para que elas fiquem mais a vontade.

    Fora a qualidade do sapato que é ruim para o preço atual… Cai na real via mia!

  55. CristineNo Gravatar

    09/02/2011 at 12:08

    Cristine, menina, esse comentário te deu uma moral aqui… NOT.

    Dá licença, né? Mesmo se não estou “no pique” no meu trabalho, eu ainda assim trabalho.

  56. OliviaNo Gravatar

    09/02/2011 at 12:08

    Eu gosto de uma vendedora no patio, ela é super fofa e querida, mas quando ela não está lá e não consigo nada! Não sei o que vou fazer quando ela sair da loja, pois amo os sapatos, mas o atendimento deixa a desejar…

    amo a tag!!! Via lá na Farm, o atendimento lá é muito ruim…

    bjs

  57. Luciana AlmeidaNo Gravatar

    09/02/2011 at 12:12

    Oh dó hein Cristine?!

    Que enganar quem? Deve ser uma vendendora das piores… liga para isso não Camila. Tomara que te mandei embora, pq deve atender mal pra caramba. Vontade de ir na via mia e encher o saco desta mala, pedir uns 20 sapatos e não levar nada e ainda reclamar do atendimento dela com a gerente. Se bem que a gerente deve ser péssima também…

  58. CRISTINENo Gravatar

    09/02/2011 at 12:29

    camila
    adoro moda e por isso comecei a trabalhar como vendedora!
    trabalhava no bh shopping sim, mas infelizmente n na via mia… e justamente por nao ter paciencia resolvi abandonar a loja!
    acredito que quem escolhe essa profissao tem é mta raça, pois exige uma dedicaçao, paciencia, tranqulidade, que so quem ja foi ou é sabe!
    os cliente sempre se sentem superior ao vendedor e te tratam como se vc n fosse ninguem e tivesse a obrigaçao de fazer o possivel e o impossivel para vender! (claro que tem as exceçoes)! vendedor nenhum tem obrigaçao de ficar bajulando as pessoas nao!
    ao trabalhar em shopping vc trabalha sabado, domingo e feriados! é um trabalho escravo e mal remunerado, vc tem q vender 40mil para ganhar no maximo 1300 reais! É EXTRESSANTE..
    por isso eu realmente admiro mtooo essa profissao, e entendo se a vendedora n me tratar da melhor maneira possivel! so faço questao de respeito e educaçao oq n é mto dificl de se adquirir ao entrar em uma loja!

    vi o post sobre a espaço fashion tbm! imagina vc trabalhar uma uma loja 8 horas por dia, atender 5 pessoas ao mesmo tempo e ainda ter q ouvir reclamaçoes, grosserias! vc vai me desculpar camila, mas oq vc faz é mto feio! preocupe com sua profissao e n fale antes de saber oq acontece por tras dos bastidores!
    todo mundo deveria ser vendedor pelo menos uma vez na vida, para saber como é dificil!

    lojas com grande fluxo de pessoasé complicado mesmo receber atendimento exclusivo, se vc esta disposta a ser BAJULADA(sim, essa é a palavra) começe a frequentar lojas de maiores niveis! onde vc paga pelo atendimento!e n pela qualidade do produto

  59. CRISTINENo Gravatar

    09/02/2011 at 12:37

    respondendo aos topicos

    em nenhum momento, ao postar nesse blog estava querendo algum tipo de moral…
    mesmo pq n vejo vantagem nenhum em ganhar moral com pessoas q n tem oq fazer..

    como pode uma pessoa pensar em ir na loja so para encher o saco da vendedora! rs rs rs que pena que n estarei la para atender vcs da pior maneira possivel.

  60. FranciniNo Gravatar

    09/02/2011 at 12:41

    Moro bem longe de vc Camila, (interior do Paraná) mas tenho que dizer: POR FAVOR CONTINUE COM ESSA TAG! Eu já fui vendedora, ok, não é fácil, principalmente a parte do “ser simpática” e vender sapatos (nunca vendi) deve ser o mais difícil, mas é dificil pra consumidora também! Eu fiz uma troca segunda-feira e foi bem tenso, o gerente foi atencioso, aceitou a troca na hora, e imediatamente chamou uma vendedora pra me mostrar outros calçados, eu adoro essa loja e sempre compro lá, mas nesse dia o atendimento não me agradou: primeiro que não tinha o que eu queria (ou pelo menos a vendedora não trouxe), segundo que eu sou difícil pra escolher sapato (quase nunca compro, mas quando o faço tento não me arrepender), ela foi ficando sem paciência, eu não fui grossa em nenhum momento, pelo contrário fui bem simpática, mas ela… bem, me decepcionei
    Acho essa TAG uma utilidade pública importantíssima, inclusive pra nos deixar conscientes que temos direitos e que nenhuma loja vai pra frente sem consumidores.

  61. FranciniNo Gravatar

    09/02/2011 at 12:44

    Geente, será que não foi essa Cristine a vendedora do post? =O

  62. NoeleNo Gravatar

    09/02/2011 at 13:17

    Oi, Camies! Então, vim aqui falar da Via Mia também. Na verdade, esse case da Via Mia poderia ter facilmente o nome trocado pelo de outra loja e seria real do mesmo jeito. Parece que essa nova tendência de “atendimento blasé”, ou seja lá que nome isso tenha, está mesmo se generalizando. O que aconteceu com vc na Via Mia, acontece comigo SEMPRE e em muitas lojas, a Farm, por exemplo, onde sempre fui tratada como se as vendedoras estivessem me fazendo um IMENSO favor em me atender. A única vez que fui bem atendida na Farm, PASME, foi num BAZAR, estilo, Griffe Show, no Rio de Janeiro, onde encontrei uma vendedora educada e compremetida com seu trabalho.

    Sempre saio desse tipo de situação me perguntando: “Se essa vendedora ganha a vida com isso e se um maior volume de vendas traz maiores ganhos financeiros pra ela, pq diabos ela não faz questão nenhuma de vender e cativar as clientes?”. Só penso em duas coisas: “ou ela não é inteligente ou está ali simplesmente pra passar o tempo, e não pq precisa”. E lamento por elas, pois posso não ser a madame que gasta valores exorbitantes na loja, mas quando sou bem recebida e cativada, volta SEMPRE à loja (e acabo levando nem que seja um pecinha só) e mais: INDICO para muitas amigas.

    Sabe, Camies, eu uso muito pra minha vida a máxima de “me colocar no lugar das pessoas”. Quando era mal atendida em uma loja, saía pensando que a pessoa podia estar num dia ruim, muito cansada, triste, etc. Daí eu deixava pra lá. Mas agora essa situação está tão recorrente, que acho que é realmente uma tendência, uma mudança de comportamento mesmo. E nesse caso, todos perdem, as lojas e os clientes. Clientes começam, por exemplo, a comprar mais pela internet, pra evitar esse tipo de chateação e as lojas vão estabelecendo um relacionamento frio e distante com seus consumidores, totalmente na contra-mão dos preceitos de branding, marketing, etc.

    Bom, o resultado disso pra minha vida é: tenho comprado MUITO mais em lojas de departamento (onde a gente entra e se auto-atende, pega o que quiser, experimenta, vai pra fila do caixa, etc); pela internet, coisa que muita gente tem receio de fazer, mas que, por incrível que pareça, tem sido mais cômodo e eficiente; ou por indicação de amigas, tipo: “Vai na loja tal e procura a vendedora X, que vc será bem atendida.”

    E as lojas onde eu comprava? Talvez nem façam idéia disso, com certeza não notam que não apareci mais. Mas imagino que quando 20, 30, 40% de sua clientela começar a debandar, notarão dolorosamente na queda dos lucros. E aí, muito provavelmente, pode ser tarde demais pra tentar recuperar aquelas clientes pra quem não deram a menor importância.

    Bjo, Camies! Tenho gostado muito do “cliente oculto”! E as marcas, se forem espertas, que venham aqui beber dessa fonte, tão verdadeira e real, ao invés de pagarem valores exorbitantes por consultorias.

  63. camilasrtaNo Gravatar

    09/02/2011 at 13:36

    Cristine,

    Você já leu como surgiu a ideia do post? Quem me sugeriu foi uma ex-vendendora e ex-gerente de shopping, ela saiu de shopping e foi abrir a propria loja, que o forte é justamente o atendimento. Ela enxerga muitos problemas nos treinamentos, se formou em recursos humanos e sabe bem do que fala. E tem experiencia de vida. Não é uma ideia louca da minha cabeça.

    Tenho amigas vendendoras, sei que vocês passam mals bocados, que ganham mal, que tem muita pressão, mas que dependem disso para viver. Eu sei. Agora você também sabe que tem muito cliente que não está nem ai para vocês, o que não é o meu caso, tenho bastante paciencia, até demais. Já me falaram que rola fofoca, furação de olho por parte de colegas, enfim, muita “cachorrada” no meio, mas a maioria das coisas que eu vejo errada é mais por conta de uma falta de orientação, de treinamento e de uma gerência atenta que do vendendor. No caso da espaço fashion foi nítido, tudo bem tem uma cota a vendedora bater, mas será que ela atendendo 5 pessoas ela vai dar atenção a todas? pelo que eu vi não. E tinham outrs vendedoras, a situação poderia ser contornada de uma forma que a cliente saia satisfeita e com sacolas cheias (afinal tem que vender para bater meta né?).

    Não é ser bajulado, é simplesmente o minimo. A sensação que eu tive era que ela não queria atender, era uma segunda feira na hora do almoço e ela já estava assim? Pode ter acontecido algo, mas você, como vendendora, sabe que tem colegas suas de profissão que fazem hora com cliente, medem o cliente de cima a baixo, não fazem força para atender. Isso quem me fala são estas amigas vendendoras, uma em especial, trabalha em uma loja bem “rica” aqui em bh, teve um caso que deu um problema, uma cliente entrou, a vendendora não deu nada por ela e fez corpo mole para atender, disse que não tinha as peças. Ela voltou minutos depois e pegou esta minha amiga que mostrou tudo a ela, e qual foi o valor da venda? Quase R$5.000,00. A cliente pediu para falar com a gerente, e fez uma reclamação da vendendora, e a menina ainda não rodou porque é amiguinha do dono da franquia, já esta minha amiga pisa em ovos o tempo inteiro, pois depende muito do emprego.

    E esta coisa de preocupar com a minha profissão, eu me preocupo e me dedico muito. E tive a oportunidade de atender em hospital público, como fonoaudiologa (hoje não exerço mais, trabalho em outra área) com gente doente, com dor, que mais mais? Certas horas,a unica coisa que ela sente é dor, ela não tem paciencia, e não está nem ai para você, não quer saber se vc tá de plantão, se vc tb está doente, se você. Já vi médico ser agredido porque tinha que atender um tanto de paciente de uma vez só, e o mesmo médico em outra situação, com mais jogo de cintura, dar conta de mais pacientes ainda, pois tem horas que só uma meia duzia de palavras bastam para acalmar o despero. O exemplo é bem diferente, mas a intenção é a mesma, ninguém quer ser desprezado, ficar no vácuo, sendo que tem a pessoa ali para resolver o seu “problema”. É o minimo de atenção mesmo, um oi, um bom dia, um você precisa de alguma coisa…

    É penoso ser vendedor, é sim. É penoso trabalhar e sair de casa, ter chefe chato, levar rasteira do colega, lidar com cliente mala, não ter horario para o lazer… Mas hoje, eu vejo que toda profissão é assim, toda profissão tem gente enchendo o saco. Tem cliente que quer ser bajulado, e tem cliente que só quer comprar, alguns correm atrás, outros não. Se tem a loja, ela tem que vender, e se vc não olha o cliente como sua fonte de renda, ele vai embora e não volta.

    E te peço para acompanhar mais posts da tag, e você vai ver (já começou com a Le Lis, uma loja de nivel maior que eu nem fui atendida) que atendimento bom ou ruim independe de loja cara ou barata. E sei que vai ter surpresas.

    Gostaria de que um dia, se vc tiver um tempo, de me acompanhar durante a abordagem, que faço na minha hora de almoço, para ver como eu sou como cliente e tirar suas conclusões se sou uma pelinha ou se sou uma cliente normal. Posso ficar aqui falando muita coisa que sei, que observo e que me contam, mas não vou continuar, acho que já dei meu recado, que entendo o lado de quem vende, mesmo só na pele de quem compra. Você deve ser novinha, eu já tenho uma experiencia, já passei por algumas empresas e te digo uma coisa, não seja ingênua, não ache que as pessoas vão considerar o grau de dificuldade do seu trabalho, ou se vc está em um mal dia, você é avaliado o tempo inteiro, pode não ser explicito como é aqui no post (acho que você acha feio esta exposição, mas acho que ela é necessária), mas a avaliação é constante e recorrente. Isso é o tempo todo, em qualquer emprego que você entrar.

  64. CRISTINENo Gravatar

    09/02/2011 at 13:54

    vc acha q uma mulher de 29 anos é nova?
    com certeza tive mto mais experiencias e aprendizado do q vc!
    pra mim isso continua sendo uma falta do que fazer
    e eu como tenho MTOOOO oq fazer n me interesso em saber se vc é uma cliente chata ou nao!
    chega de perder meu tempo com esse blog ridiculo!

  65. Aline PereiraNo Gravatar

    09/02/2011 at 16:04

    Se você achasse realmente ridículo não teria perdido tempo lendo o post. E depois é vendedora que tem que ter paciência … O

  66. FlávinhaNo Gravatar

    09/02/2011 at 16:41

    Tô chocada com o comportamento desta Cristine. Baixo nivel hein fia? Não é fake não Camis? As vezes ela ainda é vendedora da loja e tá putinha com você.

    Manda isso para a Via Mia, para que eles vejam que tipinho de vendedora eles tem… Imagina se aqui no blog ela perdeu a linha, e com cliente como vai ser?

  67. Leticia NeivaNo Gravatar

    09/02/2011 at 16:56

    Ah Cristine,

    Este papo de vendedor deu né? Que mimimi irritante. Deixa eu te contar, você depende do cliente, sendo ele chato ou não, a unica coisa que a Camila disse aqui é a verdade. Depois tem leitora que fica ai reclamando de blogueira que só fala de futilidade e da propria viva. Isso é quase um serviço de utilidade publica, você ficou putinha porque já trabalhou na via mia (deve trabalhar ainda).

    Não compro na b…. da via mia mais porque você entra lá e ninguém atende, fica no balcão meeeeeeesmo, batendo papo. Aqui no Rio é a mesma coisa Camila, não dá.

    Continue a publicar e expor este atendimento PÉSSIMO de muitas lojas.

  68. SantuzaNo Gravatar

    15/02/2011 at 17:10

    É uma pena… um trabalho que poderia ser bem mais criterioso e, consequentemente, mais valorizado estar sendo tão desvirtuado. Tem como moderar os comentários e publicar somente os que realmente podem ser aproveitados para algum tipo de aprendizado e crescimento? Lamentável o nível que vem ficando os comentários, isso sem falar dos erros de português =O.

  69. camilasrtaNo Gravatar

    15/02/2011 at 18:26

    Santuza,

    Te respondi por email.

    abs

  70. DeteNo Gravatar

    18/02/2011 at 17:44

    Uma vendedora atende cerca de 20 clientes por dia e é mal tratada por 70% das vezes é uma proporção beeeeem maior de uma cliente que vai a 5 lojas por dia e é mal atendidan em alguma das lojas, por exemplo…. olhem os 2 lados garota. E vou te falar, tem muita vendedora que é tratada com falta de educação e grosseria e é uma fofa no atendimento.

  71. robertaNo Gravatar

    23/01/2012 at 19:40

    olaaaaaaa como faco para me tornar uma cliente oculta me indiquem algum site?? obrigada

  72. CristinaNo Gravatar

    15/03/2012 at 14:22

    Sou apaixonada pela Via Mia! No início o couro não era dos melhores e machucava, mas há um bom tempo estão com a qualidade bem melhor, e considero os preços bem baixos, considerando os praticados pela concorrência. Uso direto as sapatinhas, principalmente, e nunca me machucam. Quanto à comparação com a Arezzo, sou cliente de ambas as lojas e não vejo uma diferença tão grande na qualidade, juro; acho que há na verdade uma grande diferença de estilo. Via Mia é mais descontraída, casual, do que a Arezzo, enquanto a Arezzo investe pesado na marc, para identificar o produto como sendo “de luxo”, o que não significa que realmente seja algo extraordinário. Na verdade, em termos de conforto os sapatos de salto das duas marcas são similares e a sapatilha da Via Mia é mais confortável do que as da Arezzo. Isso, é claro, dependendo do modelo…

  73. Vanessa FerrazNo Gravatar

    25/06/2012 at 14:57

    Boa tarde! Gostaria de ser uma cliente oculta,sou uma pessoa viajada,comunicativa e observadora.Possuo perfil para esse tipo de trabalho.
    Aguardo uma oportunidade.
    Tel:(31)86307828
    vanessaferrazl@hotmail.com

    Obrigada!

  74. camilasrtaNo Gravatar

    25/06/2012 at 15:57

    Vanessa,

    Aqui eu não contrato ninguém, inclusive a tag tá paradinha, mas dá uma olhada no google, tem muita empresa que contrata viu?

    beijos

Leave a Reply