Pensatas para os próximos looks da Camis

Confesso que as vezes é um saco me vestir. Bate uma preguiça TÃO GRANDE e ai eu sempre recorro a looks que eu sei que funcionam. Quando eu vejo que tô recorrendo demais aos meus looks de emergência ou que tô usando demais determinada peça, já tomo algumas providências. Uma delas é escolher looks inspiradores de acordo com alguns fatores:

Crise | Moda | Estilo | Consultoria de Estilo

ESTILO: é um conjunto de fatores mais fortes que te aproximam de certos grupos. No meu caso eu vejo dois estilos predominantes: feminino e clássico. Geralmente rola uma mescla que depende muito da situação, entram também elementos de outros estilos como o esportivo, boho e rocker. Quando a gente tem em mente estas constatações fica muito mais fácil. Para trabalhar eu me aproximo do clássico e para sair sou mais romântica. Mas nada impede que os estilos se alternem, o importante é ficar “de boas” com o que você vestiu.

TEMPO: Quanto tempo você TEM para se vestir? Tem gente que tem 5 minutos, tem gente que tem meia hora… Ultimamente vejo que quase ninguém tem tempo sobrando, então trabalhe o tempo de forma produtiva. Se você tem 5 minutos para se vestir para o trabalho, o ideal é deixar a roupa pronta no dia anterior ou criar looks de trabalho. Vale fazer uns, fotografar, imprimir e pregar na porta do armário, é uma ideia boa que te mostra possibilidades e te faz variar looks. Quando estamos com pressa a tendência de repetir as peças salvadoras é gigante. Eu sempre tô nesta turma de pouco tempo para me vestir e é  bom de fazer este exercício que indiquei até mesmo para sair, poxa, tanta roupa legal e eu cismo com as mesmas peças…

Uma coisa que eu faço são listas de looks. Isso mesmo, lista. Escolho uma peça e listo possíveis looks de acordo com o que tenho no armário. Funciona muito bem e evita que usemos aquela roupa/acessório sempre da mesma forma. Aí dá para colar no armário a lista também para te ajudar na hora de se vestir com pressa. Isso também é bom de fazer antes de comprar algo, eu coloco sempre 5 possibilidades de looks antes de levar uma peça. Tenta aí e me conta, aposto que será uma surpresa.

Crise | Moda | Estilo | Consultoria de Estilo

NECESSIDADES: alguns trabalhos disponibilizam uniformes, outros não. Tem gente que sai bastante, tem pessoas que são mais caseiras. Quantos casamentos, coquetéis e festas de gala eu fui recentemente? A nossa necessidade está ligada aos nossos hábitos e rotina. Pega ai um papel, faça uma tabelinha do tempo como está na ilustra abaixo, depois preencha com o que você faz da vida. Depois que eu fiz isso, eu vi que passo meu tempo maior trabalhando, malhando e eventos casuais leves (que não requer grande produção: jantar com amigos, cinema, namorar, almoços e cafés em família). Não tenho muitas festas mais finas, então meu investimento vai sempre para outro lado e confesso que quando tenho algo mais chique eu sofro pois acho que é dinheiro jogado fora, comprar algo que vou usar pouco (e geralmente é uma facada).

ACERVO: Praticamente todo mundo tem muito mais do que precisa, não usa tudo que tem e ainda acha que tem algo faltando. Não tem nada de errado nisso, é do ser humano esta insatisfação, este sentimento de falta… Mas não dá para ignorar o que você já tem a cada estação e comprar tudo novo. De uma certa forma eu não concordo com o tal “do tem que ter”, “sobe/desce”, “in/out”. Parece que tudo que temos é brega ou ultrapassado.

Coloquei acervo para trabalhar este conceito que eu gosto mais que armário, closet… Acervo é uma coleção que você faz ao longo do tempo, com itens escolhidos por você, de acordo com vários critérios e de uma certa forma roupas e acessórios constroem uma história, são dignos de respeito e dizem muito do seu estilo, do que você é ou foi. É importante uma limpa por temporada, tirar o que não serve, o que tá velho, o que você não gosta mais, separar o que não vai ser usado e guardar. Também tem a categoria “peças que gosto mas não uso” não usa por que? Apego vazio nunca é bom, ter dó, sentimentalismo, achar que vai usar um dia e nunca usar. Tenho uma conhecida que tinha um vestido quase 10 anos e não achava a festa ideal para ir, pior que ela foi em várias e não pôs na roda, quando vai colocar? NUNCA.

Uma dica para quem tem ainda muita dozinha das roupas é fazer um bazar. Eu tinha muito apego e depois que passei a vender (com preços realmente de bazar), vi que as peças iam para pessoas que gostaram delas, que irão usar e eu teria oportunidade de comprar coisas que tivessem a ver comigo de verdade. Este refino tá vindo com o tempo e eu tô felizona com isso.

COMPRAS: Viram que eu pulei um pouco as compras né? Pois é, fazer compras é bem legal e o mais legal é comprar o que precisa convicto que é aquilo mesmo que vai te atender. Isso porque eu já me desesperei para suprir a falta de algum item, comprei algo que não correspondia tanto e o que aconteceu? Comprei outro depois de acordo com todos os parâmetros técnicos que cada um coloca na vida para julgar aquilo como perfeito/ideal. Por experiência própria, eu aprendi a esperar as modinhas por uns dois meses, pois sabia que “inspirações” pipocam por toda parte. Não é problema gostar de algo que tá ai mais popular/modinha, muitas vezes é a oportunidade de comprar coisas legais que você custa para encontrar normalmente e que tem super a ver com seu estilo.

Crise | Moda | Estilo | Consultoria de Estilo

É isso. Eu vou fazer a minha limpeza, minhas listas e fotos e se der mostro um pouco deste processo depois ok? (isso porque quando eu lembro já tô na metade). Esperem por um bazar em breve, a cada dia estou mais desapegada e quero novos donos bem bacanas para minhas coisas <3

Comments

comments

More about Camila Gomes

Camila Gomes é mineira, mora em Belo Horizonte e se formou em Artes Plásticas. Cresceu vendo sua mãe costurar e escutando histórias sobre sua avó estilosa. Acredita que a moda é um modo de se comunicar assim como cuidar da beleza é reservar um tempo para si. Mesmo que sejam apenas cinco minutos... Quer conversar mais comigo? Me mande um email! contato@srtasenhorita.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *