#belorizontices: Menu Bistronômico do Topo do Mundo

Sexta eu almocei no restaurante Topo do Mundo para conhecer o menu bistronômico, que é novidade na casa. O esquema é o seguinte: por 60 reais você come entrada, prato principal e sobremesa dentre as opções sugeridas no cardápio especial que muda toda semana. Fiquei bastante curiosa pois o custo é muito bom. Gosto de sair para comer e ultimamente tá bem caro. Reconheço que muitos lugares tem chefs bacanas que fazem um trabalho interessante para inovar a gastronomia tradicional, incluir produtos locais e de época, mas em geral tá um absurdinho. E nem sempre a gente quer uma experiência gastronômica nova, basta uma comida gostosa, bem feita, sem erro. Falo isso porque até nos clássicos o povo tá errando feio…

Blog Sim, Senhorita | Belorizontices | Belo Horizonte | Camila Gomes | Topo do Mundo

Vou apresentar o menu da semana passada, algumas coisas ficaram, outras mudaram… São duas opções de entrada: salada e consumé de aipim com ragu de carne seca. Três pratos principais: Canelone de abobrinha com gorgonzola ao molho bechamel, Chorizzo com aligot de queijo Minas e Tilápia com mousseline de abóbora e crispy de gengibre. E duas sobremesas: Mousse de café com chocolate e Panqueca de doce de leite artesanal com sorvete de queijo.

Blog Sim, Senhorita | Belorizontices | Belo Horizonte | Camila Gomes | Topo do Mundo

Escolhi a salada, o chorizzo e a panqueca de doce de leite. Experimentei o consumé e a tilápia. Salada gostosa, sem muitas elaborações ou ingredientes exóticos. O chorizzo com aligot de queijo minas estava gostoso (e eu quero aprender a fazer aligot, que é tipo um purê de batata, combina tanto com carne!), achei a carne um pouco dura, mas pode ser o ponto, tem carne que não pode vir “passada”, tem que ser ao ponto ou mal passada. A panqueca de doce de leite com sorvete de queijo: comeria todos os dias. Doce de leite gostoso, fininho, sorvete de queijo balanceou o sabor e não deixou enjoativo.  Tudo bem servido, não é aquele pratinho degusta-fome.

Blog Sim, Senhorita | Belorizontices | Belo Horizonte | Camila Gomes | Topo do Mundo

Sobre os “experimentados”: o prato mais gourmet do cardápio no meu ver é a tilápia com mousseline de abóbora e crispy de gengibre. Tudo muito redondo e fora do comum, o crispy de gengibre foi bem colocado, combina demais com peixe sem ser o gengibre como “temperinho” e ficou muito bom com abobora que tem um sabor adocicado suave. Fora que mudaram o crispy, acho que a couve crocantinha já não é novidade, hora de “crispar” outras coisas”. O consumé estava gostoso, o ragu estava bem temperado, imaginei um potão de consumé (vibe caldo) no friozinho.

a04

A comida é boa, gostosa, que não tem erro. Preço honesto, ambiente agradável com vista incrível (o ideal é ir no final da tarde, para ver o por do sol na Serra da Moeda), mas na hora do almoço também é lindo e relaxante. É relativamente perto de Belo Horizonte e dá um ar que estamos longe, pois não tem cidade, o restaurante fica no mirante no alto da serra, ótimo programa para quem quer sair um pouco da civilização. Boa opção para quem vai ao Inhotim, dá para sair de lá e pegar a estrada que passa por dentro da serra. Como não é pertinho, melhor ir depois de visitar o museu para jantar. Inclusive, o menu bistronômico também é servido no jantar.

PS.: Topo abrirá hoje e amanhã para o feriado. Segunda-feira (dia 14), das 12h (meio-dia) à 1h (madrugada); e já na terça-feira (dia 15, feriado), das 12h às 19h. E para quem quer ver a super Lua, lá é um bom lugar pois está bem no alto da montanha. 

Categoria: casal, amigos, familia, turístico, vegetariano

Ponto Forte: menu de três tempos gostoso e preço bastante honesto. Só não é servido aos domingos.

Ponto Fraco: não fica em BH e é ideal que você vá de carro.

Gasto Médio: R$80 reais com bebidas e 10% (no alcool).

Onde fica:

Estrada da Serra, 10, Piedade do Paraopeba, Serra da Moeda, Brumadinho. Telefones: (31) 98771-2884 / 99371-0234 / 3757-5545.

Mais informações sobre o restaurante: www.topodomundo.com

Cardápio atualizado: ENTRADA Salada “Waldorf” (maçã, nozes pecan, rúcula, agrião, redução de balsâmico); Consumé de couve flor e gorgonzola com compota de pêra. PRATO PRINCIPAL Canelone de ricota com espinafre; Tilápia com musseline de abóbora e crispy de gengibre; Tornedor suíno com mil folhas de mandioca e geleia de morango com pimenta. SOBREMESAS Panqueca de doce de leite com sorvete de queijo Minas; Crème brûlée mineiro.

Comments

comments

More about Camila Gomes

Camila Gomes é mineira, mora em Belo Horizonte e se formou em Artes Plásticas. Cresceu vendo sua mãe costurar e escutando histórias sobre sua avó estilosa. Acredita que a moda é um modo de se comunicar assim como cuidar da beleza é reservar um tempo para si. Mesmo que sejam apenas cinco minutos... Quer conversar mais comigo? Me mande um email! contato@srtasenhorita.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *