#camiscozinha: Stollen

Eeeeeeee! Nunca imaginei que postaria uma receita afinal eu sou daquelas cozinheiras de final de semana, que testa umas receitas que gosta de comer. Geralmente cozinho com Leo, mas faço muita coisa em casa. Não tenho pretensão de transformar o srta num blog culinário, só vou dividir umas receitas de coisas que posto no insta e o pessoal pede a receita, aqui fica mais fácil, só jogar na busca e papuuuum!

A primeira receita é do Stollen. Comi Stollen pela primeira vez no ano passado, logo quando comecei a conhecer o Leo. Ele me deu de presente e eu adorei. Bom, para começo de conversa, tem fruta cristalizada e passas. Eu vejo que tem muita gente que tem um bloqueio com a frutinhas, mas é diferente de panetone. Na verdade, queria de coração que as pessoas comessem panetones fresquinhos, o gosto é outro, eu que era adepta ao chocottone como este tipo raramente, voltei para o tradicional. Uma vez vi um documentário sobre comidas de época especifica e panetones são produzidos com 5 meses de antecedência! Tem muito conservante para manter ok e essência de laranja para camuflar o gostão de conservante. Quem mora em BH, recomendo o da Vianney, é cheio de frutas, bom preço e fresco. E recomendo quem já gosta de panetone de frutas comer o stollen, pode ser um caminho sem volta (ou um caminho gordo de duas vias).

Mas vamos falar de Stollen?! Stollen é um pão doce, aroma cítrico e recheado com frutas cristalizadas. É super comum na Alemanha no período de natal. Com o tempo sofreu adaptações, sendo a mais significativa a inclusão da manteiga na receita que o deixou mais macio depois da liberação da igreja. Depois foi liberado para a população desde que um imposto fosse pago, que custearia a construção da Catedral de Freiburg. A receita também recebeu acréscimos, amêndoas são bem vindas e o gosto fica melhor. Agora é hora da receita que é simples, requer só um pouco de paciência. Fiz a receita deste blog aqui, mas adaptei diante dos primeiros resultados.

Blog Sim, Senhorita | Belorizontices | Belo Horizonte | Camila Gomes | Camis Cozinha | Receita Stollen

INGREDIENTES:
– 120 ml de leite morno
– 20 gr de fermento biológico seco
– 50 gr de açúcar
– 2 ovos
– 150 gr de manteiga sem sal amolecida
– 450 a 500 gr de farinha de trigo
– 1 pitada de sal
– 1/2 colher de chá de essência de baunilha
– especiarias a gosto (cravo, canela, cardamomo, noz moscada…)
– 100 ml de rum ou outra bebida de sua preferência
– 100 gr de passas brancas
– 100 gr de passas pretas
– 200 gr de frutas cristalizadas
– 150 gr de amêndoas grosseiramente picadas (ou nozes, ou avelãs)
– açúcar confeiteiro para finalizar

MODO DE FAZER:
1- Na noite anterior, deixe as passas hidratando no rum. #truquedacamis: coloque as passas com o rum e um tico de água no fogo e deixe ferver um pouco. Dá o mesmo efeito. O bom de deixar hidratar natural é fazer mais para colocar em outras coisas (tipo eu que coloco no sorvete de creme rs) e dá para guardar o rum para outras receitas, pode funcionar como uma boa essência.

2- Dissolva o fermento no leite morno, com metade do açúcar. Deixe descansar por uns 10 minutos.

3- Coloque a farinha, o restante do açúcar, o sal e as especiarias em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e junte o leite com fermento. Junte os ovos batidos e a manteiga e comece a incorporar tudo, até formar uma massa homogênea que não gruda nas mãos (coloque um pouco mais de farinha de necessário). Sove a massa por 10 minutos (na mão ou na batedeira com pá para massa). #truquedacamis: o sal é dispensável se você usar manteiga com sal. É um saco comprar manteiga sem sal, ninguém come hehehe

4- Em uma bancada polvilhada com farinha, coloque a massa e abra-a bem com as mãos. Coe as passas (descarte o rum) e passe um pouco de farinha nelas (para secar). Coloque as amêndoas, as passas e as frutas cristalizadas no meio da massa e feche-a. Com cuidado, comece a sovar a massa, para distribuir bem as frutas. #truquedacamis: Pode parecer que tem muita fruta, elas começam a escapar, mas fique firme, sovar vai ajudar neste processo.

5- Deixe a massa descansar em uma tigela coberta, em local protegido, por uma a uma hora e meia, até dobrar de volume. Volte a sová-la por alguns minutos e divida-a nas porções desejadas . Modele no formato do stollen e coloque em uma forma grande, forrada com papel manteiga (ou silpat). Cubra com um pano e deixe descansar por mais uma hora, até crescer novamente. #truquedacamis: eu não sovei novamente, só separei nas porções que queria e modelei. Stollen não cresce muito, quando sovei pela primeira vez ele não cresceu de novo e ficou massudinho, na segunda vez que não sovei ficou mais macio.

6- Aqueça o forno a 180 graus e leve os stollen para assar até ficarem dourados, cerca de 40 a 45 minutos. Deixe esfriar. Ainda morno, salpique açúcar confeiteiro na superfície e sirva sozinho ou acompanhado de sorvete ou chantilly. (Ou café, fica perfeito!)

#SHOPSTOLLEN | Bom, quem não anima fazer mas quer comer, vou indicar locais que você vai encontrar o Stollen: Cumpanio (R. do Ouro, 292. Serra), Neckartal (R. Leopoldina, 43 – Santo Antônio), Bonomi (Av. Afonso Pena, 2600 – Funcionários) e Supernosso (comprei no Momentos que fica na Ceará com Aimorés).

Comments

comments

More about Camila Gomes

Camila Gomes é mineira, mora em Belo Horizonte e se formou em Artes Plásticas. Cresceu vendo sua mãe costurar e escutando histórias sobre sua avó estilosa. Acredita que a moda é um modo de se comunicar assim como cuidar da beleza é reservar um tempo para si. Mesmo que sejam apenas cinco minutos... Quer conversar mais comigo? Me mande um email! contato@srtasenhorita.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *