#viaja: Praga por Leo Araújo

Praga é a capital da República Checa, situada às margens do rio Vltava, confluente do rio Elba. É uma cidade muito antiga, com registros de assentamento permanente em sua região no Século IX. A cidade é patrimônio mundial da Unesco, graças ao seu extenso conjunto arquitetônico e cultural. Sua arquitetura medieval é única e encantadora, o que a faz um destino muito comum para casais. A cidade é populosa, com mais de um milhão de habitantes e recebe muitos turistas o ano inteiro. Praga é famosa por ter sido residência do compositor Antonín Dvořák, Mozart durante algumas temporadas (Praga foi palco da estreia de Don Giovanni), do pintor Alfons Mucha, mas é mais conhecida por ser a casa do escritor Franz Kafka, quem recebeu um museu em homenagem.

Rio Moldava e Dancing House (Tančící dům)

ONDE FICAR: Para quem não tem problema para caminhar, basta procurar um hotel próximo à cidade velha. Em um raio de menos de 1km existem muitas opções de hotéis e albergues, assim fica fácil fazer os passeios sem precisar usar o transporte público.

Dancing House (Tančící dům)

ONDE IR: A cidade velha é um encanto, formada por casas antigas com grandes portas e janelas, e construções imponentes como o Castelo, as pontes e as torres. Os principais pontos, sempre abarrotados de turistas, são: a praça da cidade velha (Staroměstské náměstí), onde encontra-se a torre com o famoso relógio astronômico; a ponte de Carlos (Karlův most); e o Castelo de Praga (Pražský hrad). Outros pontos interessantes para visitar são: Palácio Wallenstein (Valdštejnský palác); Parque Vojan (Vojanovy sady); Jardim Real de Praga (Královská zahrada); bairro Josefstadt, com o gueto, cemitério judaicos e sinagogas; casa dançante (Tančící dům), um prédio de escritórios projetado pelos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry; diversos museus.

Praça da cidade velha (Staroměstské náměstí)

O QUE COMER: Vários países do leste europeu clamam serem os autores do Goulash (aparentemente é um prato de origem húngara), o que nada mais é do uma carne de panela (carne de boi). Você verá vários restaurantes servindo o Goulash, mas nada especial.

(Goulash, foto da Wikipedia)

A cerveja é muito popular na República Checa, tanto é que este é o país com maior consumo de cerveja per capita. Os rótulos mais famosos internacionalmente são: Pilsner Urquell (Plzeňský Prazdroj) e Budweiser Budvar (Budějovický Budvar). A cerveja Pilsen (um tipo de cerveja lager) é originária da cidade de Pilsen (Plzeň), na Boêmia, a aproximadamente 100km de Praga.

(Pilsner Urquell, foto da Wikipedia)

Indo a Praga, não deixe de provar o Trdelník, um pão doce com canela em que a massa é enrolada em um cilindro e assado na churrasqueira. O melhor fica em frente à igreja de San Nicholas (Chrám svatého Mikuláše) veja aqui: goo.gl/euBKoW

(Trdelník, foto da Wikipedia)

DICA DE SEGURANÇA: Como todo o leste europeu, as cidades turísticas possuem muitos pickpockets (estilo mão leve, rouba sem que percebamos). Tome cuidado com seus pertences, mantenha-os sempre à vista. A República Checa também é famosa por muitos furtos de automóveis, o que pode dar um dor de cabeça se estiver com carro alugado (contrate um seguro no ato da locação).

Castelo de Praga (Pražský hrad)

DICA $$$: A moeda na República Checa é a Coroa checa (koruna česká, código: CZK). Hoje, um real equivale a quase 8 coroas checa. Fique sempre atento à conversão. Existem muitas casas de câmbio, com taxas que variam muito. É bom fazer uma pesquisa antes de trocar os Euros na primeira casa de câmbio que aparecer. Como é fácil sacar dinheiro em caixas automáticos, ou pagar com cartão, é bom verificar as taxas para ver qual é o melhor negócio. Além disso, alguns comerciantes podem aceitar Euro como pagamento. Faça as contas para não terminar a viagem com muitas coroas sobrando no bolso.

Praça da cidade velha (Staroměstské náměstí)

Comments

comments

More about Camila Gomes

Camila Gomes é mineira, mora em Belo Horizonte e se formou em Artes Plásticas. Cresceu vendo sua mãe costurar e escutando histórias sobre sua avó estilosa. Acredita que a moda é um modo de se comunicar assim como cuidar da beleza é reservar um tempo para si. Mesmo que sejam apenas cinco minutos... Quer conversar mais comigo? Me mande um email! contato@srtasenhorita.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *