#viaja

#viaja: Tiradentes além dos festivais

O blog viajou a convite da Pousada Aromas da Montanha.

Começou na semana passada o festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A cidade vive do turismo, mas não é só festival não! Tem atrações muito legais em Tiradentes e no entorno, vale a pena se programar. Quando Mari escreveu o post de Tiradentes, ela deu dicas um pouco diferentes que vale a pena dar uma olhada na postagem, segue o link aqui para quem quer ver.

  • Passeio de Maria Fumaça a São João del Rei

Para quem nunca andou de trem ou maria-fumaça, vale a pena fazer o passeio. A locomotiva é a única no mundo com bitola estreita de 0,76m. O percurso possui apenas 12 km de extensão (40 min), através da ferrovia de 1874 ligando Tiradentes a São João del Rei, rota inaugurada por Dom Pedro II em 1881. Na estação ferroviária de São João del Rei funciona o Museu Ferroviário, que também vale a visita. Aproveite o passeio para conhecer rapidamente São João del Rei. Caso queira conhecer com mais calma, é possível voltar de táxi ou ônibus.

  • Bichinho

Próximo a Tiradentes fica Bichinho, que na verdade pertence ao distrito de Prados. Bichinho é um povoado conhecido pelo artesanato. Como a busca dos turistas por este destino veio se intensificando, a região foi desenvolvendo novos atrativos. No caminho encontra-se o Museu do Automóvel, a Casa Torta (uma das poucas atrações infantis) e logo em frente uma loja da cachaça Tabaroa. Chegando em Bichinho encontrará o alambique e loja da cachaça Mazuma Mineira. É possível fazer uma visitação e degustação das cachaças (armazenadas em carvalho, amburana e jequitibá). Para almoçar, recomenda-se o Tempero da Ângela (estava com fila de espera e acabamos resolvendo voltar para Tiradentes).

  • Fábrica de Facas Artesanais Burza

Atelier de Artes e Ofícios Burza é uma fábrica que dedica-se à fabricação de cutelaria desde 1692. No ano de 1999, o descendente do cossaco Nicolai, Woldyslack Zacarowiskiny, fixou-se em Tiradentes, onde abriu a sua fábrica de facas Burza. Muitos clientes são chefes de cozinha e grande parte da produção é exportada. Para visitar a loja, deve-se agendar uma visita. Fomos recepcionados pelo próprio Burza, que nos explicou algumas diferenças das facas de acordo com o uso que daríamos a elas. Não é barato, mas vale por conta da qualidade e pós venda, eles orientam mandar a faca para amolar (faz parte da garantia vitalícia). http://www.burza.com.br/

  • Observação de pássaros

Em nossa estadia na Pousada Aromas da Montanha ficamos sabendo deste atrativo de Tiradentes. Os donos da pousada são adeptos do hobby e nos contaram um pouco sobre esta experiência. O repórter Roberto de Oliveira (também adepto) esteve lá à convite da pousada e fez uma reportagem sobre observação de pássaros na região. Para os que curtem, recomendamos a leitura da matéria publicada na Folha (clique aqui para ver a materia)

  • Tracking

Para aqueles que querem um pouco de aventura, existem opções para tracking e mountain bike. Nesta viagem não tivemos tempo, mas numa próxima gostaríamos de fazer a travessia da Serra São José. Para quem não conhece o local e não tem um amigo para indicar as trilhas, recomendamos o uso do aplicativo/site Wikiloc. Pegamos lá uma trilha na travessia de São José, a distância é de 14,26 km e a dificuldade técnica é moderada (para saber mais e ver nossa simulação, clique aqui!). 

  • Marcas Mineiras loja e café

É um mix de loja com itens para casa (desde cama e mesa indo até mudas de plantas). O bacana que lá foge do padrão que vemos nas lojas de Tiradentes, que é aquele artesanato bem limitado, que muitas vezes deixamos para casas de campo ou em áreas de churrasco ou piscina. Nos fundos tem um café, não tomamos, mas muita gente nos recomendou tanto pela qualidade da comida e atendimento como do ambiente, parece quintalzinho de vó. É um dos lugares que quero ir quando voltarmos. https://www.instagram.com/marcasmineiras_loja_cafe/

  • Ouro Canastra

Nós fomos a esta loja simpática de queijos um dia à noite. Tinha uma degustação de queijos mineiros de várias regiões e maturação, os preços eram dentro do que vejo aqui em BH. Como aqui temos lojas de queijos e com uma variedade até maior que a Ouro, não compramos nada. Mas para quem não conhece queijos mineiros, vale a visita e certamente a compra. Também é possível encontrar vinhos mineiros nesta loja. https://www.instagram.com/ouro_canastra/

 

A tag Tiradentes tem todos os posts já produzidos no blog a nossa viagem e a postagem da Mari, vale a pena conferir! Link aqui!

Comments

comments

1 Comment

  1. Bruna MatosNo Gravatar

    25/08/2017 at 18:51

    Ai, que delícia de lugar! Pelas fotos parece bem bonita e aconchegante a cidade. não conheço MG.

Leave a Reply