#gastrô, Belorizontices

#belorizontices: Provincia di Salerno

O blog foi por conta própria.

Provincia di Salerno é um daqueles restaurantes clássicos de BH, comida italiana feita por italiano, ambiente mais simples estilo cantinas que vemos em filmes, com uma decoração excessiva, meia luz e móveis mais antigos (pesados). Provincia já ganhou vários prêmios, citações e fãs que sempre citam em conversas sobre comer bem. Confesso que massa é o meu ponto fraco e ao mesmo tempo forte, por experimentar tanta coisa, acaba que o crivo fica bem seletivo. Fomos durante a semana, não fizemos reserva e encontramos mesa fácil por volta das 20h.

O garçom nos sugeriu o couvert. Cesta de pães, sardella, beringelas em conserva e creme de grana padano, 13 reais por pessoa. Os pães eram comuns, nada de muito especial e achei que estavam um pouco velhos (não parecia do dia ou estavam partidos há muito tempo, o pão resseca desta forma se não for bem acondicionado). Com esta onda de pães artesanais eu fiquei exigente sim, nem vejo a necessidade de um pão especial, mas que ele seja mais fresco… Leo gostou da pasta de grana padano (sabor bem marcante), berinjela ok e eu adorei a sardella, a melhor que já comi até hoje. Bem temperada, equilibrada e suave. Comi praticamente tudo sozinha.

Escolhemos um vinho. Os preços do restaurante estão dentro da média, alguns pratos tem preço abaixo do mercado mas os vinhos… Achamos caro. Gostamos de vinho, estamos nos esforçando (bebendo e estudando) para conhecer melhor e beber melhor, meu paladar ainda não está tão exigente para tomar vinhos caros, não vou conseguir perceber todas as notas, os taninos e afins. Ai pagar caro num vinho que não conseguirei apreciar dinheiro é quase jogar parte da minha grana embora. Só quero um vinho razoável para acompanhar uma massa gostosa, é exigir muito?

Pedimos os pratos. Eu pedi o Fusilli con braciola di Maiali (Massa fresca rústica salteada na salsa e manjericão acompanhada de pernil recheado com bacon, uvas-passas, ervas e queijo parmesão) e Leo foi de Fettuccini Porcini (Massa fresca ao molho cremoso de funghi porcini seco, creme de leite e bacon). Troquei o Fusilli pelo fettuccini, o garçom perguntou se queria mudar e ai alterei, veio certinho. Os pratos são generosos, eu fiquei cheia até a tampa. Gosto muito de braciola, tinha tempos que não comia. Achei super temperado, até um pouco salgado e eu adoro sal, sinto que o recheio podia ter um pouco mais de uvas, mas é questão de gosto. A massa estava gostosa mas nada de muito extraordinário. Já o prato do Leo eu achei gostoso, podia ter mais bacon e funghi sabe? O tempero estava mais equilibrado, o molho está na medida sem ter aquele ensopado que muitas vezes acontece…

Depois desta visita eu vi que tenho que trabalhar a tal expectativa na minha cabeça. É aquela história: Crie qualquer coisa mas não crie expectativas. Gosto de lugares mais tradicionais, com anos de praça e geralmente eles são muito bons. No caso do Provincia, ele é um restaurante legal, comida boa, mas vejo que as pessoas embarcam na opinião dos outros e super valorizam, até mesmo considerando que ele é um lugar barato. O produto é bom mas o preço está acima do que seria o “justo”, levando também os aspectos de localização da casa, estacionamento (não tem, mas tem manobrista), mobília antiga e pesada. Falar que lá é refinado é um exagero, mas tem pessoas que consideram como tal, no caso entendo que o Salerno é tradicional, como a casa dos Contos, Cantina do Lucas e muitos outros que estão ai firmes e fortes. E desejo a todos vida longa!

Vejo que lá aceita programas de fidelidade (fomos usando o Passaporte Gastrô), ajuda um pouco mas se considerar a conta sem o desconto do prato mais barato, o preço fica salgado. Voltaria lá se usasse este tipo de benefício e pelo atendimento bem cortes, educado e na medida (não sufoca e nem deixa no vácuo).

Categoria: casais, família (não tem espaço kids, não é um lugar espaçoso para crianças correrem…)

Ponto Forte: comida italiana de raiz

Ponto Fraco: carta de vinhos cara

Gasto Médio: R$100 reais por pessoa (com passaporte gastrô)

Onde fica: R. Maranhão, 18 – Santa Efigênia, Belo Horizonte

Telefone: (31) 3241-2205

Tem o menu com preços no site: http://provincia.com.br/menu/

Comments

comments

Leave a Reply