Belorizontices

#belorizontices: Restaurante Escola Promove (especial Restaurant Week)

O blog foi a convite da assessoria do RW.

Recebi uma cortesia da assessoria do Restaurant Week de um lugar que recebi boas recomendações, o Restaurante Escola Promove. Lá funciona o laboratório prático do curso de Gastronomia da Faculdade Promove, dá para acompanhar a execução dos pratos através do vidro que separa o salão da cozinha. O cardápio tem um perfil mais generalista, acredito que todos os gostos são atendidos de alguma forma lá. Para começar, não é só a parte da cozinha que é escola, os garçons também estão em treinamento e confesso que estão melhores que muitos de locais renomados… Enfim, vamos para a comida?!

Para quem não sabe, o Restaurant Week é uma proposta que veio de fora e ganhou força no Brasil. No site deles tem de forma resumida a ideia: “Com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo a preços democráticos, os principais restaurantes do país preparam, durante o evento, um menu especial no qual os clientes podem degustar uma entrada + prato principal + sobremesa por um preço fixo.” Os preços variam de almoço para jantar e nem todas as casas oferecem as duas opções todos os dias, recomendo ir ao site, ver as datas certinhas e fazer a reserva por lá mesmo, é muito tranquilo.

Vejo o festival como a possibilidade de conhecer lugares bacanas com preços mais acessíveis. Nem sempre os pratos ofertados estão no cardápio fixo, muitas vezes são elaborados para o evento dentro da linha da casa (equilibrando qualidade e custo). Algumas pessoas tiveram experiências ruins no RW, como pratos pequenos demais, corpo mole por parte do atendimento e até áreas reservadas para quem ia ao RW. O que eu recomendo: pesquise os locais, os pratos, preços praticados, fotos em redes sociais e só depois disso tudo, faça sua reserva. Até mesmo para que sua experiência seja mais próxima do que o restaurante realmente é no dia a dia…

Sobre o Restaurante Promove, o cardápio foi bem ousado no prato principal, oferecendo um risoto com arroz negro com frutos do mar perfumado com pesto de manjericão. A outra opção era Medalhas de file mignon cobertas com delicioso molho de cogumelos e batatas recheadas com deliciosa fonduta de queijo. Comi o risoto, não sou muito fã de arroz negro, talvez ficaria no arroz para risoto mesmo mas ok. Pesto também achei excesso, já que o centro ali eram os frutos do mar e nossa: que delicia, tudo no ponto certo, isso é tão difícil de acontecer que eu elogiei na hora.

O prato do Leo era aquela história sem muitos erros, estava gostoso mas não apontaria nada de muito excepcional. Retornando a entrada, fomos de Mini gratan de cogumelos Paris, que é um gratinado de cogumelos Paris com purê de queijo. Olha, eu achei a entrada com cara de acompanhamento de prato e o cogumelo era de conserva, ai tinha uma acidez que me incomodou, mas o purê estava delicia, tempero na medida certa.

Sobremesa foi um ponto grande do nosso jantar. São fartas, numa situação normal dividíamos uma delas. Eu fui de Creme Brulee de doce de leite (creme de doce de leite com sorvete de paçoquinha). Leo foi na sobremesa Chocolate e mais chocolate (Brownie de chocolate com sorvete especial de chocolate e nossa terra de chocolate). Eu AMO creme Brulee, estava uma delicia com o sorvete de paçoca, bem cara de festa junina chique ne? E o Brownie estava gostoso também. Ambas não tem erro, na verdade eu tive foi dúvida para escolher.

Voltaria no Restaurante Escola Promove possivelmente para almoçar, vejo ali uma boa opção para quem está na região do Centro e quer opções melhores que self service ou prato feito.

Ainda sobre o Restaurant Week, indico alguns lugares que mais me agradaram vendo o menu e horários de cada um: Olga Nur, Ah Bon (jantar), Baixo Lourdes (jantar), Zé Trindade (jantar), L´Entrecôte Bistro (almoço ou jantar), e Benvindo (almoço ou jantar). Lembrando que a indicação é pelo prato principal, não fui conhecer os menus de cada um, mas estes que me chamaram atenção. O RW foi prolongado até o dia 17 de junho, quero ver se ainda vou em pelo menos um destes que listei. Mais Infos e reservas: http://bhrw.maitredigital.com.br/

Categoria: almoço, jantar, restaurant week

Ponto Forte: boa qualidade com preço honesto

Ponto Fraco: localização um pouco complicada para ir à noite (recomendo ir de taxi ou similares)

Gasto Médio: R$75,00 por pessoa (bebemos uma garrafa de vinho, ai considerei o valor do RW + vinho)

Onde fica:  Rua dos Timbiras, 1560a – Lourdes (mais Centro…), Belo Horizonte – MG

Comments

comments

Leave a Reply