#viaja, Casamento

#luademel: turistando em Paris

Nosso primeiro destino na lua de mel foi Paris. Foram 3 dias para conhecer e eu acredito que a cidade necessite um pouco mais de tempo para conhecer os pontos turísticos com mais calma. Mas ok, tudo acontece do jeito que dá e foi muito bom. Em tempo, fomos para passear, estava frio, então eu não me preocupei com looks e montações. Quando viajo de férias (que também foi o caso), não fico ligada a isso, levo o mínimo e na próxima viagem iremos só com bagagem de mão. Um desafio excelente!

Ficamos em um hostel Le Village em Montmatre, pertinho da basílica Sacre Couer. Escolhemos um quarto com banheiro, o quarto tinha tamanho bom, o banheiro era pequeno e o aquecedor não funcionava nele. Nas fotos estava tudo muito bom, mas o quarto não correspondia, pelo menos o pessoal da recepção foi muito bacana e prestativo.

Basílica Sacre Couer
Pegamos o metrô do aeroporto para a cidade e na volta fomos de van, indicada pelo pessoal do hostel em função do horário do nosso voo para Roma que era cedo. Fizemos a maioria dos nossos passeios à pé, acredito que é o melhor jeito de conhecer cidades. Acaba que em carros, ônibus e metrôs nós perdemos muitos detalhes do ambiente, da arquitetura, só chegamos no objetivo e ponto final.

Museu do Louvre
Mas vamos ao que interessa ne? Compramos o Museum Pass e fomos a vários museus com ele. Vale a pena se você quer ir em mais lugares, o preço fica mais convidativo. Fomos ao Louvre e Centro Georges Pompidou no primeiro dia. Louvre tem um acervo enorme, se você tem pouco tempo, nunca foi a Paris e tem que escolher um museu para ir, vá ao Louvre pois tem um bom apanhado de história e arte em suas galerias. É claro que não vai ser em um dia que você verá tudo ou terá paciência para ver, é muita coisa e fica cansativo. Pompidou já pega mais arte moderna e contemporânea, o prédio em si é uma obra arquitetônica muito importante para Paris. Apesar de pequena, gostei de ver um pouco de obras e instalações minimalistas e conceituais (anos 60/70).

Palácio de Versalhes
Leo me levou para conhecer a Galeries Lafayette. Bom eu achei a cúpula tão linda que nem prestei atenção direito nas roupas, maquiagens e acessórios. Meu foco não foram compras e sim passeios. Claro que comprei umas coisas, tem até vídeo no canal mas não foi a prioridade.
Fomos ao Palácio de Versalhes e Musée d’Orsay no segundo dia. Eu adorei Versalhes! No dia nevou e estava tudo branquinho! Lá seria um lugar que eu voltaria só para visitar os jardins na primavera, deve ser lindo. Quem gosta de história deve ir, pois além do palácio gigantesco com seu extenso jardim maravilhoso, existem obras de arte e móveis, principalmente dos séculos XVII e XVIII. Eu fiquei só lembrando do filme Maria Antonieta da Sofia Coppola…

Arco do trinfo

Em Orsay, a parte de pintura é recheada de Cézanne, Van Gogh, Camille Corot, Degas, Gauguin, Manet, Klimt, Matisse, Monet, Renoir, Seurat, Toulouse-Lautrec, Munch, Mondrian e outros. Talvez ele seja mais interessante pelo mix bom de artistas ícones em um espaço menor e mais concentrado, mas Louvre é um clássicãaaaao… O prédio do Orsay foi estação ferroviária e tem um lindo relógio, logo quando entrar dá para ver a beleza dele.

Street art perto do George Pompidou

Também passamos em Notredame e na Sacre Couer, basílicas tradicionais de Paris que valem muito a visita, tanto pela parte externa como na interna. Legal que na Sacre Couer você pode ter uma vista ampla da cidade. Se não estiver nublado, melhor ainda. Passamos rapidinho na porta do Moulin Rouge, tiramos a fotita e caminhamos até o hotel que era relativamente perto. Não era interesse ver shows no antigo cabaré, mas é curioso ver coisas que vemos nos filmes… Paris é uma cidade de muitos filmes, com suas ruas muito charmosas, prédios lindos e se vocês repararem, sempre tem uma arte de rua bacana inserida de forma delicada no espaço… Foi uma aula prática que vi na faculdade de artes plásticas.


ps.: A parte de comidinhas eu separei para não ficar um texto muito longo. Também teremos posts de Roma, Amsterdã e Bruxelas.

1 Comment

  1. Thais

    24/03/2019 at 20:23

    Amei! Valeu pelas dicas. Estamos indo a Paris em Abril!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.