#viaja, Casamento

#turistando em Roma

A nossa ida a Roma estava cheia de expectativa de minha parte. Era desejo antigo conhecer a Itália e eu tentei me controlar para não me frustrar. Nosso destino na Itália seria Roma e era o local que teríamos mais dias para explorar a cidade. E assim fizemos, indo a vários pontos turísticos (outros nem tanto), parando para comer uma massa, um tiramissu… dias muito bons!
Chegamos ao aeroporto e fomos de trem para a cidade, escolhemos um bed and breakfast próximo a estação de Roma Termini. O Home Gallery 101 foi a nossa melhor estadia da viagem, é um apartamento dentro de uma vila, a sensação é de ser um local. O quarto era grande, novo e o banheiro espaçoso. Fomos recebidos muito bem, mas quase não tomamos café (incluso na hospedagem), pois marcamos nossas atrações para cedo e o café saia por volta de 9h se não me engano. O dia demora para acontecer em Roma… Enfim, valeu pela qualidade do espaço e proximidade da estação.

Estação de Tivoli
Roma é uma cidade cheia de pontos turísticos. Geralmente ruínas ou espaços conservados, mas a importância está muito ligada aos acontecimentos históricos em que Roma tinha um grande império e posteriormente o crescimento da Igreja Católica. Claro que muitas atrações dá para apenas passar e ver, outras necessitam de mais tempo. O que eu achei imperdível: Coliseu, Foro Romano (ticket vale para as duas atrações), Pantheon, Fontana de Trevi (meu preferido), Piazza Navona, Parque Villa Borghese, Terrazza del Pincio (vista linda de Roma) e Trinità dei Monti. Caminhando por Roma você encontrará muitas igrejas e praticamente todas abertas ao publico, assim como as praças e fontes, são inúmeras e rendem muitas fotos lindas.

Fontana di Trevi <3
Vaticano precisa de ingresso para acesso interno + museu, mas a Praça São Pedro é livre. O “complexo” do Vaticano é recheado de turistas, sobretudo os orientais. Leve paciência extra pois tudo tem fila, em vários pontos você terá que esperar os montinhos de visitas guiadas e tem uma alta concentração de idosos, que tem um tempo mais lento que os jovens. E os orientais que fotografam e filmam praticamente tudo, haja cartão de memória. O acervo do museu do Vaticano é enorme, conta com muitos pintores e escultores renomados mas não se engane: a temática é ligada a igreja. Não espere nada muito além disso. Lá é cheio de lojas de souvenir, dentro e fora do complexo, são tentadoras, mas é melhor comprar nas lojinhas na rua, lá dentro tudo é inflacionado. Tem lembrancinha de todo tipo: desde a simplória medalhinha passando por joias e o curioso calendário dos “padres gatos” hahaha este eu queria comprar para levar de presente para algumas pessoas rs…

Vaticano
Aproveitamos os nossos dias extras para ir a Frascati (tem vlog da nossa visita no youtube. Link aqui oh!) e a Tivoli. As duas cidades são perto de Roma, fomos de trem e vale a visita pois são lugares que não tem tanto turista e você se sente muito próximo do dia a dia do italiano, sem o romantismo das cidades “montadas”. No caso de Frascati, fomos com um passeio comprado: tour pela cidade + passeio a vinícola + almoço. Foi ótimo e para mim um dos pontos altos na nossa viagem. Fomos de trem nas duas cidades, Europa tem muito trem e é possível conhecer cidades próximas (e até um pouco mais distantes) utilizando o meio de transporte. Sai mais barato que alugar carro e você não precisa de se preocupar na hora de beber – a não ser que você beba tanto que perca o horário de volta rs…Mas como somos mineiros e reza a lenda que mineiros não perdem o trem, bebemos bastante em Frascati e voltamos bonitinhos (e bem alegres) para Roma.


DICA PRECIOSA: Para quem vai a Roma e pretende andar muito: use sapatos confortáveis, esqueça os saltos ou sapatos complicados de andar (tipo rasteirinha ou chinelo). As ruas tem calçamento de pedra, os passeios são estreitos, irregulares e geralmente os carros estacionam NO passeio, então, acostume-se a dividir espaço com os pequenos automóveis (uns bem charmosos e que valem a foto). E ao longo da cidade existem muitas fontes de água potável, ande com sua garrafinha e encha de graça.


Falta ainda a parte de comidinhas, vem daqui a pouco!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.